Publicado em 23 abr 2019

A inspeção de redes de distribuição interna de gases combustíveis

Redação

Normalmente, os gases combustíveis expandem-se indefinidamente até ocuparem todo o recipiente que os contém. Em caso de vazamento, tendem a ocupar todo o ambiente, mesmo quando possuem densidades diferentes da densidade do ar. Além do risco inerente ao estado físico, podem apresentar riscos adicionais, como, por exemplo, inflamabilidade, toxicidade, poder de oxidação e corrosividade. Alguns gases apresentam odor e cor característicos, enquanto que outros, como é o caso do monóxido de carbono, não apresentam odor ou coloração, o que pode dificultar a sua identificação na atmosfera, bem como, as ações de controle, quando de um eventual vazamento. Assim, a inspeção das redes de distribuição interna de gases combustíveis em instalações residenciais é fundamental para evitar riscos às instalações prediais e às pessoas, podendo ocorrer, quando houver vazamentos, explosões e incêndios. Dessa forma, é obrigatório o cumprimento da norma técnica relacionada a essa questão.

mauricio1

Mauricio Ferraz de Paiva –

Os gases combustíveis sofrem grande influência quando expostos a variações de pressão e/ou temperatura. Em sua maioria, podem ser liquefeitos, com o aumento da pressão e/ou a diminuição da temperatura. Quando liberados, são mantidos liquefeitos por ação da pressão e/ou da temperatura tendem a passar para o seu estado natural nas condições ambientais, ou seja, para o estado gasoso.

Durante a mudança do estado líquido para o estado gasoso, ocorre uma alta expansão do produto, gerando volumes gasosos, muito maiores que o volume ocupado pelo líquido. A isto se denomina taxa de expansão.



Nos vazamentos de produtos liquefeitos, deverá ser adotada a preferência ao vazamento na fase gasosa, em vez do vazamento na fase liquida. Em consequência, uma propriedade físico-química relevante, a ser considerada no atendimento a vazamentos dos gases combustíveis, é a densidade do produto em relação à densida...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica