Publicado em 27 ago 2019

Cientistas, esses desconhecidos

Redação

Se for negligenciada a história da ciência, com a qual possivelmente poderia se entender algo sobre a construção presente, não há o porquê se espantar com a falta de informação do público em geral.

peter

Peter Schulz

Você saberia citar o nome de um cientista brasileiro? A 5ª edição do estudo ‘Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil (I), divulgada na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) revela que 90% dos entrevistados não souberam citar o nome de um cientista brasileiro. Esse resultado provocou preocupação nos meios acadêmicos, mas não deveria ser surpresa, caso déssemos alguns passos a mais na discussão. Primeiro é importante verificar se é um exemplo de desinformação apenas no Brasil.



Uma busca rápida mostra que não é bem assim, em outros lugares é apenas um pouco melhor. Pesquisa de opinião de 2018 (II) sugere que 81% dos estadunidenses não sabem identificar corretamente um cientista vivo. Dos 19% restantes quase um terço mencionou Stephen Hawking, ainda vivo na época e que era inglês e não americano. Pelo jeito, não adianta muito ter um prêmio Nobel (pelo menos) por ano para aumentar ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica