Publicado em 17 dez 2019

A avaliação da conformidade de torquímetros

Redação

Uma junta é constituída de três elementos básicos: o parafuso, aquele que possui rosca externa; a contrapeça, que sofrerá todas as forças resultantes do processo de aperto; e a porca, aquela que possui a rosca interna. Essa última é muito importante, pois em 99% dos apertos é o elemento que possui maior resistência mecânica. Assim, se torna importante fornecer aos projetistas e fabricantes os requisitos mínimos relevantes para o desenvolvimento, fabricação e documentação de torquímetros manuais.

torquímetro2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

O torquímetro é uma ferramenta que serve para apertar parafusos e porcas. Normalmente um torquímetro tem a forma de uma haste de metal, com uma empunhadura para a pegada e com um furo, onde é colocado um extensor e uma chave de encaixe. O que torna esta ferramenta especial é a capacidade de medir o torque (força de rotação) do parafuso ou porca, fazendo com que os ajustes se tornem muito mais fazer o aperto final de um parafuso e revelar se esse parafuso precisa de mais ou menos aperto para se manter firme, sem que exerça pressão demais, evitando danos à peça.

 



Pode-se definir um torquímetro de indicação do torque (Tipo I) como a ferramenta que indica, por meio de uma escala, mostrador analógico ou digital, o valor de torque exercido pela ferramenta no encaixe de saída. O torquímetro de pré-ajuste do torque (Tipo II) é uma ferramenta pré-ajustada para um determinado valor de torque, de modo que, quando e...

Artigo atualizado em 06/05/2021 09:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica