Publicado em 03 mar 2020

Os ensaios em eletrocalhas

Redação

A instalação das eletrocalhas em uma infraestrutura para suportar os cabos lógicos e elétricos devem seguir a norma técnica para que não haja problemas na passagem dos cabos e também na sua manutenção. A instalação inadequada da infraestrutura pode condenar todo o cabeamento instalado nele em um curto espaço de tempo. As principais consequências da má instalação da infraestrutura sobre o cabeamento são: instalação subdimensionadas, em que, após o lançamento de todos os cabos nota-se que as eletrocalhas estão sendo utilizadas acima da sua capacidade e não há espaço para adicionar nenhum cabo no futuro. A falta de acessórios nas eletrocalhas pode causar cortes na capa de proteção dos cabos durante a sua passagem e, também, pode gerar uma resistência na passagem dos cabos fazendo com que eles sejam tracionados acima da carga que eles conseguem suportar. Dessa forma, é importante conhecer os requisitos e os ensaios para os sistemas de eletrocalhas para cabos e sistemas de leitos para cabos destinados ao suporte e acomodação de cabos e possivelmente outros equipamentos elétricos em instalações de sistemas elétricos e/ou de comunicação.

eletrocalha2

Da Redação – 

As eletrocalhas, como o próprio nome sugere, são usadas para passar cabos ou fios de eletricidade, dados (internet), voz e imagem. Isto é, as eletrocalhas servem para fazer toda distribuição elétrica de um galpão, shopping ou empresa. Qualquer tipo de cabo, pode ser sustentado por essas bandejas metálicas, muitas vezes permeando toda construção.

Elas podem ficar expostas no teto, o que é mais comum, sobre o forro, ou sob um piso elevado, mas uma coisa é certa: não existe método mais seguro e prático de distribuição de fios e cabos do que com eletrocalhas. As suas principais funções das são: organização, sustentação e encaminhamento de fios e cabos. Organiza os fios e cabos de forma profissional evita confusão e a mistura dos circuitos de rede elétrica e de dados, facilitando também a manutenção, reparo e a inspeção dos circuitos.

 



Existem vários formatos e tipos de eletrocalhas: totalmente perfuradas, abertas, fechadas, lisas. Algumas considerações são...

Artigo atualizado em 23/03/2020 01:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica