Publicado em 07 abr 2020

Saiba como se pode proteger de falsos empregos divulgados na internet

Redação

Muitos profissionais têm certo receio de ir para uma entrevista de emprego e outros estão precisando tanto de uma nova oportunidade que se arriscam.

Juliana Starosky - 

Existem casos reais de profissionais que foram abordados por empresas em outros estados e países e ao ligar na empresa para sondar sobre a vaga, a pessoa que ligou não existia ou foram convidados para um processo de recolocação ou coaching de carreira. Salvo, os mais delicados que são os sequestros.

Atualmente, com a facilidade de comunicação via internet e grupos de whatsapp podemos ter acesso a diversas vagas que podem ser atrativas, porém não reais. O que acontece, é que algumas consultorias utilizam dessa prática para captar currículos para seu banco de talentos e outras querem oferecer serviços de recolocação ou coaching de carreira.

Mas, essa prática é ética? Minha resposta: não. Jamais uma consultoria pode atrair seu cliente potencial vendendo o que não possui, ou seja, emprego. Então, saiba como se prevenir de falsos empregos?

Minha dica é que, sempre que for abordado para uma entrevista concorrendo a uma vaga, tenha certeza de que você não terá nenhum custo envolvido. Agradeço imensamente o contato de vocês, fiquei verdadeiramente interessado (a). Mas, para prevenir problemas que já enfrentei em alguns momentos, gostaria de saber se terei algum custo neste processo?

Importante: Peça o nome completo e perfil do linkedin de quem está lhe contatando para verificar a existência do profissional - normalmente, os profissionais não mentem nesta rede social - espera-se que não. Caso ainda tenha ins...

Artigo atualizado em 07/04/2020 05:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica