Publicado em 07 Jul 2020

Como engajar seus clientes nos dias de hoje

Redação

Com o uso de ferramentas escaláveis, como os canais de mensageria e a Inteligência Artificial que, desde fevereiro, cresceu em 104%, a interação das empresas com os clientes por meio do whatsapp, além de outros canais não tradicionais de atendimento, como chat, mídias sociais, facebook direct message e SMS, enquanto que o telefone e e-mail caiu em 4%.

Luiz Antunes – 

Muitos de nós estão há quase três meses em quarentena e, neste período, muita coisa mudou. Consumidores, empresas e instituições públicas estão estabelecendo uma forma diferente de comunicação e acelerando a digitalização de praticamente todos os setores do mercado. O que levaria anos, está sendo feito em semanas e isso, certamente, será um legado positivo da pandemia.

Mas, o que tenho observado de perto é a (também) rápida mudança na relação entre clientes e empresas. Entre o final de fevereiro e a segunda semana de maio, houve um aumento de 35% nos pedidos de suporte das empresas brasileiras se comparado ao ano passado, devido ao agravamento da contaminação do vírus pelo país. Globalmente, esse número é de 20% e, na América Latina, de 31%. Como gerenciar esses altos volumes de solicitações sem perder a qualidade e agilidade no atendimento?

Há um aumento do uso de ferramentas escaláveis, como os canais de mensageria e a Inteligência Artificial. Desde fevereiro, cresceu em 104% a interação das empresas com os clientes por meio do whatsapp, além de outros canais não tradicionais de atendimento, como chat, mídias sociais, facebook direct message e SMS, enquanto que o telefone e e-mail caiu em 4%. Por meio da mensageria, um único agente é capaz de conversar com até quatro pessoas simultaneamente e ainda prover uma experiência de atendimento muito mais personalizada e prática.

Já a Inteligência Artificial está em...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica