Publicado em 07 Dec 2021

É possível fazer os times respirarem a missão da empresa diariamente

Redação

O propósito de uma empresa é transmitido por meio das metas da organização e dos colaboradores. Quando surge uma ideia de novo negócio, de um novo produto, ela já nasce com a missão de ser especial, diferente ou transformadora. Mas quando isso não acontece, seu negócio se transforma em mais um que pode, inclusive, acabar sucumbindo, por não ter mais o atrativo que gerou sua criação, ou ter seus lucros reduzidos de forma drástica.

Pedro Signorelli – 

Naturalmente, ao longo dos anos as organizações passam por diversas mudanças, principalmente no quadro de colaboradores. Isso não seria um problema se elas conseguissem transmitir para os novos membros aquele mesmo propósito idealizado pelo fundador, mas na prática, ocorre que cada novo colaborador o altera um pouco e a missão inicial vai se perdendo por problemas na comunicação, fala uma coisa, faz outra e execução da estratégia.

Quando o fundador instituiu aquele propósito, ele sabia o que significava, os que vieram depois não tinham a mesma compreensão dessa missão. Para que se crie uma conexão entre a missão da empresa e seu time, ela deve ser trabalhada e incorporada na rotina. Os objectives and key results (OKR), uma metodologia de gestão dentro de um sistema de gestão integrada, são capazes de fazer muito bem isso.

A exemplo disso, temos acompanhado o surgimento constante de startups, que nascem com um propósito, com o sentimento de resolver algum tipo de problema, desburocratizar, facilitar o acesso, criam uma conta corrente sem mensalidade, por exemplo, dentre outras coisas que nos enca...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica