Publicado em 14 jul 2020

Os elementos de fixação de aço inoxidável e aço resistente à corrosão

Redação

As características de resistência à oxidação, corrosão e propriedades mecânicas para utilização a altas temperaturas ou em temperaturas abaixo de zero devem ser necessariamente objeto de acordo entre fornecedor e consumidor. Deve-se entender as características mecânicas de elementos de fixação roscados como parafusos e porcas fabricadas de aços inoxidáveis e aços resistentes à corrosão nas estruturas austenítica, ferrítica e martensítica.

Da Redação – 

A fabricação de inúmeros bens inclui a utilização de elementos de fixação. Essas peças oferecem maior segurança para evitar deslocamentos, posicionar adequadamente alguma outra peça em determinada posição, ou mesmo para limitar o movimento, em alguns casos.

Os elementos de fixação são as peças de variados tamanhos e composições, que permitem o funcionamento correto de equipamentos mecânicos e eletroeletrônicos. Por isso, eles fazem parte da rotina produtiva de indústrias dos mais variados segmentos, de automobilísticas até metalúrgicas e demais indústrias de transformação, pois todas utilizam em seus projetos essas peças.

Na mecânica é comum a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras, etc. Qualquer construção por mais simples que seja, exige união de peças entre si. Entretanto na mecânica as peças a serem unidas, exigem elementos próprios de união que são denominados elementos de fixação. Numa classificação geral, os elementos de fixação mais usados em mecânica são: rebites, pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas etc. Estudaremos cada um desses elementos de fixação para conhecer suas características, o material de que são feitos, suas aplicações, representações, simbologia e alguns cálculos necessários para o seu emprego. A união de peças feita pelos elementos de fixação pode ser de dois tipos: móvel ou permanente.

No tipo de união móvel, os elementos de fixação podem ser colocados...

Artigo atualizado em 14/07/2020 05:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica