Publicado em 19 set 2023

A inspeção de recebimento de um lote de elementos de fixação

Redação

A inspeção para aceitação é o processo compreendido de etapas como: amostragem, aferição, medição, comparação ou teste, necessários para decidir a aceitação ou não de um lote de elementos de fixação, sendo que o lote é a quantidade de elementos unitários do mesmo tipo, classe de tolerância, classe de propriedades, dimensões e material, apresentada pelo fornecedor de uma só vez para inspeção. Assim, analisa-se a característica que é o elemento dimensional, característica mecânica ou outra propriedade reconhecível de um produto cujos limites são especificados, por exemplo: altura da cabeça, diâmetro do corpo, resistência à tração ou dureza. A característica maior é a característica dimensional e/ou mecânica em que se tratando de um defeito, é suscetível de provocar um enfraquecimento de elemento de fixação ou de reduzir consideravelmente sua aptidão ao objetivo visado e a característica menor é a característica dimensional que, em se tratando de um defeito, não reduz de maneira considerável a aptidão de um emprego de um elemento de fixação e é, por conseguinte, de menor importância que os defeitos denominados maiores. Há requisitos normativos para o procedimento a ser seguido pelo comprador na sua inspeção de recebimento, quanto à decisão de quando um lote de elementos de fixação pode ser aceito ou rejeitado, quando nenhum procedimento de aceitação foi combinado com fornecedor no ato da encomenda. Os requisitos específicos adicionais de aceitação podem ser incluídos dentro de uma norma específica de produtos, como, por exemplo, as porcas autotravantes. O procedimento também é aplicável quando a conformidade da especificação está em questão. Isso se aplica a parafusos, prisioneiros, porcas, arruelas e outros elementos de fixação similares, não destinados a montagem automática de alto volume, aplicações especiais ou aplicações especialmente desenhadas requerendo exigências adicionais no controle de fabricação. Os procedimentos para estes produtos devem ser fixados entre as partes interessadas antes da confirmação do pedido.

 

Da Redação – 

Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras. Qualquer construção por mais simples que seja, exige união de peças entre si. Entretanto na mecânica as peças a serem unidas, exigem elementos próprios de união que são denominados elementos de fixação. Numa classificação geral, os elementos de fixação mais usados em mecânica são: rebites, pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas, etc. A união de peças feita pelos elementos de fixação pode ser de dois tipos: móvel ou permanente.

No tipo de união móvel, os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano às peças que foram unidas. É o caso, de uniões feitas com parafusos, porcas e arruelas. No tipo de união permanente, os elementos de fixação, uma vez instalados, não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com rebites e soldas.

Tanto os elementos de fixação móvel como os elementos de fixação permanente devem ser usados com muita habilidade e cuidados porque são, geralmente, os componentes mais frágeis da máquina.

...

Artigo atualizado em 19/09/2023 03:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica