O impacto da modernização na cadeia de valor do petróleo e gás na América Latina
Redação
O setor de petróleo e gás na América Latina está evoluindo rapidamente, de acordo com a consultoria global Rystad Energy, apenas nessa região, os investimentos devem somar US$ 500 bilhões de dólares até 2030. No entanto, o segmento ainda enfrenta desafios consideráveis.

Julieta Rodriguez –
O setor de petróleo e gás na América Latina está evoluindo rapidamente, e seu impacto na economia regional continua expressivo e relevante. De acordo com a consultoria global Rystad Energy, apenas nessa região, os investimentos devem somar US$ 500 bilhões de dólares até 2030. No entanto, apesar dessa perspectiva promissora, o segmento ainda enfrenta desafios consideráveis.
Dentro desses obstáculos, é possível citar taxas de produção em declínio, infraestrutura obsoleta, complexidade de manutenção, grandes volumes de dados não estruturados, aumento de custos operacionais e até mesmo riscos ambientais e de segurança. Esses pontos, por sua vez, ascendem a discussão acerca da importância da modernização tecnológica no setor.
Atualmente, os campos de petrolíferos operam com infraestrutura e sistemas de controle desatualizados, incompatíveis com as modernas tecnologias de automação, dificultando o monitoramento remoto. Esta realidade crítica estende-se por toda a cadeia de valor; nas operações onshore, há falta de sensores inteligentes e sistemas SCADA atualizados, o que limita a visibilidade e a det...