Os professores ainda têm dificuldade para reconhecer as crianças com TDAH na escola
Redação
Muitos professores ainda confundem o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) com indisciplina, o que compromete o desenvolvimento escolar e emocional de milhares de crianças. A formação continuada é essencial para que a escola consiga oferecer apoio real, com estratégias pedagógicas simples e eficazes que favorecem o aprendizado e a inclusão de alunos com o transtorno.

Mara Duarte -
A falta de formação específica dificulta a diferenciação entre indisciplina e transtorno, comprometendo o desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos. A identificação precoce do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um dos principais desafios enfrentados por professores da educação básica no Brasil.
A avaliação equivocada de comportamentos como distração, agitação ou resistência a regras pode levar à exclusão pedagógica e social de crianças que necessitam de apoio específico. O TDAH não é uma questão de má conduta ou falta de limites, como muitos ainda acreditam. Quando o professor não tem formação adequada, tende a interpretar os sinais da criança como simples desobediência, e isso atrapalha o processo de aprendizagem e afeta a autoestima do aluno.
Os principais sintomas observados em sala de aula incluem dificuldade de concentração, agitação motora, impulsividade, esquecimento de tarefas e interrupções constantes. Muitas vezes, essa criança não consegue sequer copiar o que está no quadro porque perde o foco com facilidade. Ou fala fora de hora, não por mal, mas por não c...