Publicado em 10 fev 2026

Fortalecendo a confiança na autenticação biométrica

Redação

As normas para a autenticação biométrica precisam incluir aspectos éticos, que são essenciais para construir a confiança do usuário.

Ann-Marie Corvin – 

A autenticação biométrica está se tornando rapidamente o novo aperto de mão digital – uma forma de verificar a identidade não com uma senha ou um cartão, mas com rostos, vozes e impressões digitais. Sistemas de reconhecimento facial e de impressões digitais já estão incorporados ao controle de fronteiras, transportes e serviços financeiros.

A Administração de Segurança de Transportes dos EUA (TSA) está testando os portões eletrônicos de reconhecimento facial em grandes aeroportos, enquanto o Sistema Europeu de Entrada e Saída (EES), que será implementado a partir do final de 2025, exigirá que viajantes de fora da UE forneçam dados faciais e de impressões digitais em vez de receberem carimbos no passaporte.

Essas implementações visam acelerar a movimentação e fortalecer a segurança, mas dependem de vastos bancos de dados com informações biométricas sensíveis – dados que não podem ser simplesmente substituídos como uma senha caso sejam comprometidos. Normas internacionais como a ISO/IEC 27001, que define sistemas de gestão de segurança da informação, e a série ISO/IEC 30107, que abrange o desempen...

Artigo atualizado em 28/01/2026 04:32.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica