Publicado em 29 set 2020

Termografia: a estimativa de emissividade com contato e sem contato superficial

Redação

A medição de temperatura por termografia infravermelha é uma medição indireta e dependente de diversas outras medições de parâmetros auxiliares, seus resultados estão sujeitos a incertezas provenientes não somente de fontes internas ao termovisor, mas também a fontes de incerteza relativas às medições e estimativas feitas pelo usuário: distância de inspeção, umidade relativa e temperatura atmosférica do ambiente de propagação, temperatura dos objetos no ambiente de inspeção, emissividade do objeto inspecionado.

Marcelo Pereira de Miranda – 

Os avanços tecnológicos nas câmeras de inspeções termográficas repercutiram substancialmente na utilização da termografia por infravermelhos no diagnóstico de manifestações patológicas em sistemas e instalações prediais e industriais. Dessa forma, o uso da temperatura e dos termogramas como parâmetros para a tomada de decisão exige que tais ensaios apresentem resultados assertivos e com confiabilidade adequada.

As medições de temperatura e obtenção de termogramas, via de regra, não se constituem em procedimentos complexos. Todavia, a análise dos resultados nem sempre é trivial e pode conduzir a conclusões erradas caso não se tomarem certas precauções antes e durante a realização do ensaio. Em síntese, pode ser relatado que é fácil fazer um termograma, no entanto é considerada um tanto complexa a sua correta interpretação [10]. Fatores como as condições térmicas do objeto (antes e durante o ensaio), emissividade adotada, condições ambientais (sombra, reflexão, temperatura do ar, presença de partículas), distância entre a câmera e o objeto, além das características do equipamento podem alterar significativamente os resultados. Tudo isso pode aumentar o risco de se confundir defeitos do objeto com irregularidades na temperatura superficial [3].

A medição de temperatura por termografia infravermelha é uma medição indireta e dependente de diversas outras medições de parâmetros auxiliares, seus resultados e...

Artigo atualizado em 29/09/2020 04:45.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica