Publicado em 26 jan 2021

Como a análise preditiva está redefinindo o setor de energia

Redação

O setor vem usando a análise preditiva para descobrir novas fontes de vantagem competitiva. Todos os equipamentos em toda a cadeia produtiva do setor de energia podem ter inteligência embarcada e aproveitar a IoT (internet das coisas) e ferramentas de análise preditiva para ganhar mais eficiência. Das linhas de energia aos carros das equipes de manutenção, tudo pode ser equipado com sensores coletando dados operacionais em tempo real.

Alisson Castanho – 

Para garantir a competitividade e atender as crescentes demandas dos clientes, sejam corporativos ou residenciais, por um serviço de excelência, o setor de energia, em todo o mundo, tem como objetivo implantar processos com mais conectividade, inteligência, eficiência, confiabilidade e sustentabilidade. E os clientes querem um relacionamento transparente e sem atrito, a custos reduzidos.

A resposta para todos esses desafios está na adoção de ferramentas de análises preditivas a partir de dispositivos e medição inteligente. Os medidores inteligentes, os dispositivos conectados e sensores de rede, entregando dados em tempo real, vão monitorar a qualidade do serviço e prever com precisão o consumo futuro de energia. Mas a coleta de dados nessa escala não tem sentido sem as ferramentas e estratégias certas para gerar insights valiosos.

É por isso que o setor tem usado a análise preditiva para descobrir novas fontes de vantagem competitiva. Todos os equipamentos em toda a cadeia produtiva do setor de energia podem ter inteligência embarcada e aproveitar a IoT (internet das coisas) e ferramentas de an...

Artigo atualizado em 26/01/2021 05:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica