Publicado em 20 Apr 2021

O projeto, as inspeções e os ensaios de guindastes articulados hidráulicos

Redação

Os guindastes hidráulicos funcionam de acordo com os princípios da mecânica dos fluidos que aborda o estudo do movimento dos fluidos e foi um dos primeiros problemas que a engenharia enfrentou para que as cidades pudessem se desenvolver no passado. Os guindastes são equipamentos usados para elevar pesos verticalmente, mover horizontalmente e minimizar o esforço humano em determinadas atividades, funcionando como um multiplicador de forças. O guindaste tinha utilidade de ajudar nas construções da época, assim como no comércio por rotas marítimas durante a Idade Média, onde o guindaste ganhou utilidade no setor portuário, como também na construção, porém, os movimentos eram restritos e mais tarde um aperfeiçoamento com engrenagens foi inserido. São equipamentos feitos para a elevação de materiais pesados. A força é aplicada em um pistão menor, o fluido presente no pistão menor é transmitido para um pistão maior, a força então é multiplicada, sendo capaz de levantar objetos pesados. Os pistões no protótipo serão duas seringas, a menor de 5 ml e a maior de 20 ml, que possuem diâmetros diferentes, possibilitando a multiplicação de forças. Os guindastes reduzem os gastos com a mão de obra, levantam pesos com maior facilidade, diminuem esforço braçal, aumentam a eficiência do trabalho, aperfeiçoam o tempo de produção garantindo a segurança de quem trabalha. Ademais, os guindastes são responsáveis pelas remoções industriais e se destacam pelo emprego de peças pré-montadas em equipamentos e construções de grande porte. Deve-se entender os parâmetros mínimos para o projeto, cálculo, inspeções e ensaios de guindastes articulados hidráulicos, bem como a respectiva instalação sobre veículos ou bases fixas.

O guindaste articulado hidráulico possui um mecanismo operacional, compreendendo uma coluna que gira sobre uma base e um sistema de lanças acopladas na parte superior da coluna. O guindaste normalmente é instalado em um veículo, inclusive em reboque, semirreboque ou em base fixa, sendo projetado para carga e descarga do próprio veículo e para outras tarefas, conforme especificado pelo fabricante no manual do operador.

Eles podem ser de dois tipos, sobre rodas ou sobre esteiras. Os sobre rodas se movimentam sobre pneus com lança telescópica e lança complementar treliçada sobre chassis rodoviários. Os sobre esteiras são utilizados ao redor do mundo, içando cargas pesadas de forma segura a grandes alturas e com amplo alcance. Proporcionam estabilidade e mobilidade dentro dos terrenos e locais de difícil acesso, porém como são pesados, precisam ser transportados por carretas ou contêineres em navios.

Os guindastes hidráulicos sobre rodas possuem como vantagens o fato de se locomoverem em rodovias, ter facilidade e rapidez na mobilização/desmobilização, transitar sob pontes e interferências no solo, e em alguns modelos, permitirem a movimentação d...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica