Publicado em 15 fev 2022

O ensaio de emissão acústica (EA) em guindastes articulados hidráulicos

Redação

O nível de ruído num determinado ponto de recepção depende da distância a que se encontra a fonte emissora de ruído, da natureza do solo entre o ponto de emissão e o ponto de recepção e da presença de obstáculos entre estes dois pontos. A poluição sonora pode ser gerada e transmitida mediante a propagação sonora através das partículas de ar, típica da propagação em espaço livre, assentando em uma transmissão do som através dos materiais, reflexões em superfícies e fenômenos de difração; e a propagação de vibrações através de estruturas, com base na excitação das estruturas e superfícies envolventes. A primeira situação é mais relevante ao nível da incidência que se verifica quando o receptor se encontra num espaço aberto, enquanto que a segunda situação se refere à situação em que o receptor se encontra no interior de uma estrutura, como por exemplo uma residência. Em uma obra, normalmente, a circulação de veículos pesados é a responsável, em grande parte, pelos impactes negativos no ruído. Considera-se que o ruído dos veículos pesados é gerado por duas fontes principais: o sistema propulsor e os pneus. O nível sonoro emitido pelo sistema propulsor é independente da velocidade do veículo, sendo o ruído máximo emitido dependente da rotação máxima do veículo. O ruído dos pneus, dependente da velocidade do veículo, resulta do contato entre aqueles e o pavimento da via, sendo a conjugação da vibração da carcaça e da libertação de ar preso dentro das cavidades. Assim, verifica-se que para velocidades baixas (inferiores a cerca de 50 km/h), o ruído emitido é gerado pelo sistema propulsor, e para velocidades superiores o ruído gerado pelo contacto dos pneus com o pavimento torna-se predominante. No entanto, além destes parâmetros, o ruído produzido por um veículo depende também da carga que transporta e do seu estado de manutenção. O ouvido humano possui um limiar específico de sensibilidade ao qual se inicia a percepção. O limiar de audição corresponde ao nível de pressão sonora mínima para se obter uma sensação auditiva e é fortemente dependente da frequência. Considera-se que um som pertence ao domínio audível se a frequência dele está compreendida entre os 20 Hz e os 20.000 Hz. De uma forma geral, os efeitos do ruído no ser humano podem se manifestar sob a forma de afetação da audição, ou os estímulos sonoros de nível acima de 130 dB(A), que podem causar dor intensa e destruir de forma irreversível o mecanismo da audição, ou sob a forma de incomodidade, por exemplo perturbações no sono, estresse fisiológico e, para níveis mais elevados, reações cardiovasculares. Por isso, deve-se entender o procedimento para ensaio de emissão acústica (EA) em guindastes articulados hidráulicos instalados em veículos ou bases fixas, incluindo aqueles com cesto acoplado.

Da Redação – 

O guindaste articulado hidráulico tem um mecanismo operacional, compreendendo uma coluna que gira sobre uma base e um sistema de lanças acopladas na parte superior da coluna. O guindaste normalmente é instalado em um veículo, inclusive em reboque, semirreboque ou em base fixa, sendo projetado para carga e descarga do próprio veículo e para outras tarefas, conforme especificado pelo fabricante no manual do operador.

Com a função de erguer e movimentar cargas muito pesadas, o guindaste é um equipamento formado normalmente com uma torre móvel, cabos, roldanas, gancho e uma cabine de controle, em que um técnico especializado opera a máquina. São vários os tipos de guindastes e eles podem ter estruturas fixas no chão, em outros suportes ou em caminhões.

Cada modelo possui suas peculiaridades e formas de utilização, podendo variar em tamanho, sustentação e aparência. Entre as principais utilizações dos guindastes está o içamento e movimentação horizontal de materiais pesados, comum em obras e indústrias. Além disso, outro emprego comum é o transporte de cargas de um ponto ao outro, que pode ser feito tanto ...

Artigo atualizado em 15/02/2022 05:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica