Publicado em 25 out 2022

As condições normativas obrigatórias para a aceitação dos tubos cerâmicos

Redação

Popularmente conhecidos como manilha, os tubos cerâmicos cilíndricos são utilizados principalmente na condução de águas residuárias, esgotos sanitários e águas pluviais. Também podem ser utilizados para revestimentos de chaminés e para condução de tubulação subterrânea de rede elétrica e telefônica. A maioria dos tubos cerâmicos encontrados no mercado é do tipo ponta e bolsa, ou seja, uma das extremidades do tubo possui um segmento de diâmetro maior (bolsa) onde outro tubo é encaixado (ponta). Esse encaixe pode ter junta rígida, semirrígida ou elástica. A junta rígida normalmente é obtida com o uso de adesivos para unir a ponta de um tubo com a bolsa de outro. Na junta elástica, a ponta de um tubo é encaixada na bolsa de outro tubo ou conexão e a estanqueidade da ligação é garantida por um anel de vedação, posicionado em sulco apropriado situado na bolsa. Assim como as demais tubulações, existem peças e acessórios específicos para realizar a ligação entre os tubos. Há requisitos normativos obrigatórios para a para aceitação e/ou recebimento de tubos cerâmicos empregados na canalização de águas pluviais, de esgotos sanitários e de despejos industriais, que operam sob a ação da gravidade e, normalmente, sob pressão atmosférica.

Da Redação – 

A fabricação desses produtos é feita de modo que o cozimento da matéria prima é levado até a temperatura de fusão incipiente. Após, os produtos são vidrados em banho especial de silicatos metálicos com recozimento, a fim de proteger o material da ação de águas agressivas. Os tubos podem ser vidrados apenas internamente ou interna e externamente. Os tubos de grés são moldados por extrusão e depois da secagem é lançado cloreto de sódio no interior do forno, o qual produz sobre a superfície das peças uma camada mais avançada de material vitrificado.

A bolsa é uma extremidade cilíndrica do tubo, de diâmetro maior, em cujo interior a ponta do elemento vizinho penetra, o corpo é parte do elemento de uma canalização através do qual passa o fluido e a ponta é a extremidade cilíndrica do tubo que penetra com facilidade na bolsa. O diâmetro nominal é uma medida que classifica, em dimensão, os elementos de tubulação (tubos e conexões) e que corresponde aproximadamente ao seu diâmetro interno em milímetros. O diâmetro nominal (DN) não deve ser objeto de medição, nem ser utilizado para fins de cálculo.

Já o diâmet...

Artigo atualizado em 25/10/2022 05:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica