Publicado em 05 abr 2022

A inspeção de conformidade dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede

Redação

A inspeção é o exame de uma instalação elétrica utilizando todos os sentidos, a fim de verificar a correta seleção e montagem adequada dos equipamentos elétricos e o ensaio de avaliação do desempenho é a realização de medições em um sistema fotovoltaico conectado à rede, por meio das quais seu desempenho é avaliado. Para começar uma inspeção, deve-se saber que as especificações gerais do arranjo fotovoltaico devem incluir as seguintes informações de projeto do arranjo fotovoltaico, como o (s) tipo (s) de módulo (s), incluindo suas principais características (VOC STC, ISC STC, VMP STC, IMP STC, PMP STC, tecnologia, dimensões e peso, pelo menos); o número total de módulos; o número de séries fotovoltaicas; a quantidade de módulos por série fotovoltaica. Somam-se a isso as informações da série fotovoltaica que devem incluir as especificações do condutor – diâmetro e tipo; as especificações do dispositivo de proteção contra sobrecorrente (se houver) – tipo e características de tensão e de corrente; as especificações do diodo de bloqueio (se houver) – tipo e características de tensão e de corrente. Para os detalhes elétricos do arranjo fotovoltaico, devem ser incluídas as especificações do condutor – diâmetro e tipo; a localização das caixas de junção (quando aplicável); a localização, o tipo e as características de tensão e de corrente das chaves cc; as especificações do dispositivo de proteção contra sobrecorrente (se houver) – tipo e características de tensão e de corrente. Para o tipo de aterramento e proteção contra sobretensão, deve-se incluir os detalhes de todos os condutores de aterramento/equipotencialização – diâmetro e pontos e os detalhes da equipotencialização da armação do arranjo fotovoltaico; os pormenores de quaisquer conexões a um sistema existente de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA); os detalhes dos dispositivos de proteção contra surtos de tensão (tanto no lado ca quanto no lado cc), incluindo tipo, localização e características de tensão e de corrente. Do sistema ca, devem ser especificadas as informações do condutor – diâmetro e tipo; a localização, o tipo e as características de tensão e de corrente das chaves ca; a localização, o tipo e as características de tensão e de corrente do dispositivo de proteção contra sobrecorrente; a localização, o tipo e as características de tensão e de corrente do dispositivo de detecção de corrente residual (DR) (se houver); e a localização, o tipo e as características de tensão, de corrente e de ligação do transformador (se houver). A partir dessas informações, uma inspeção de conformidade pode ser realizada de forma satisfatória.

Da Redação – 

A energia solar fotovoltaica é aquela obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade através do efeito fotovoltaico. Existem na natureza materiais classificados como semicondutores, que se caracterizam por possuírem uma banda de valência totalmente preenchida por elétrons e uma banda de condução totalmente vazia a temperaturas muito baixas.

A separação entre as duas bandas de energia permitida nos semicondutores (gap de energia) é da ordem de 1 eV (elétron Volt), o que os diferencia dos isolantes onde o gap é de vários eV. Isto faz com que os semicondutores apresentem várias características interessantes.

Uma delas é o aumento de sua condutividade com a temperatura, devido à excitação térmica de portadores da banda de valência para a banda de condução. Uma propriedade fundamental para as células fotovoltaicas é a possibilidade de fótons, na faixa do visível, com energia superior ao gap do material excitar os elétrons à banda de condução.

Este efeito, que pode ser observado em semicondutores puros, também chamados de intrínsecos, não garante por si só o funcionamento das células fotov...

Artigo atualizado em 05/04/2022 06:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica