Os sistemas instrumentados de segurança para a indústria de processo
Redação
Atualmente, os sistemas instrumentados de segurança (SIS) têm sido utilizados para realizar as funções instrumentadas de segurança (SIF) nas indústrias de processo. Se a instrumentação for efetivamente utilizada para desempenhar as SIF, é essencial que esta instrumentação apresente determinados padrões e níveis de desempenho mínimos. Existem as orientações normativas sobre a especificação, o projeto, a instalação, a operação e a manutenção de SIS e SIF, a fim de garantir a segurança por meio de um projeto de processo inerentemente mais seguro. Recomenda-se que uma função de segurança evite um evento perigoso específico, como, por exemplo, evitar que a pressão no recipiente #ABC456 exceda 100 bar. Uma função de segurança pode ser alcançada por um único SIS, ou um ou mais SIS ou outras camadas de proteção.

Da Redação –
As funções instrumentadas de segurança (SIF) são derivadas da função de segurança, possuem um nível de integridade de segurança (SIL) associado e são executadas por um sistema instrumentado desegurança (SIS) específico. Por exemplo, fechar a válvula #XY123 dentro de 5 s quando a pressão no vaso #ABC456 alcançar 100 bar. Os dispositivos de um SIS podem ser utilizados por mais de uma SIF.
Dessa forma, a segurança funcional alcançada em qualquer instalação de processo depende da realização de uma série de atividades de maneira satisfatória. O objetivo da adoção de uma abordagem sistemática do ciclo total de vida da segurança do SIS relativamente a um SIS é assegurar que todas as atividades necessárias para alcançar a segurança funcional são realizadas e que isto pode ser demonstrado a terceiros que foram realizadas em uma ordem adequada.
A NBR IEC 61511-1:2024 estabelece um ciclo total de vida típico e os requisitos para cada fase do ciclo total de vida são apresentados na NBR IEC 61511-1:2024, Seções 8 a 18. A norma reconhece que as atividades especificadas podem ser estruturadas de diferentes maneiras,...