Publicado em 31 mai 2022

A segurança básica e o desempenho essencial dos desfibriladores cardíacos

Redação

Os desfibriladores são equipamentos eletrônicos portáteis destinados a desfibrilar o coração, aplicando um choque elétrico de pulsos intensos e breves na musculatura cardíaca, que podem ser aplicados de forma indireta, com eletrodos externos no tórax do paciente ou de forma direta com eletrodos internos ao coração exposto, com o objetivo de reverter arritmias, como fibrilação ventricular e taquicardia ventricular, através da contração simultânea das fibras cardíacas, possibilitando o restabelecimento de um ritmo normal. O coração é um órgão composto principalmente por três tipos de músculos: o músculo atrial, o músculo ventricular e as fibras especializadas excitatórias e condutoras. Este órgão tem como sua principal função manter a circulação sanguínea no corpo humano através da contração de seus átrios seguidos pela contração dos ventrículos, acionados pelas fibras excitatórias e condutoras que apresentam descargas elétricas rítmicas e automáticas, sob a forma de potenciais de ação e assim controlando o batimento cardíaco. Pode-se dizer então, que o coração é uma bomba cardíaca pulsátil de duas câmaras, o átrio e o ventrículo. Os desfibriladores automáticos (DEA), também chamados de cardioversores, possuem circuitos de monitorização capazes de identificar a atividade elétrica do coração e sincronizar a aplicação do pulso elétrico desfibrilatório com o pico do QRS do ECG nos casos onde seja possível detectar e reconhecer o sinal da atividade elétrica. Os operadores desses equipamentos devem entender a segurança básica e o desempenho essencial dos desfibriladores cardíacos.

Da Redação – 

O processo da desfibrilação busca a retomada do ritmo cardíaco, aplicando uma estimulação elétrica de despolarização da maior parte possível da massa ventricular, equalizando a massa cardíaca a um mesmo nível de tensão, gerando uma espécie de platô de excitação e levando o sistema excitatório ao estado refratário, cessando todos os potenciais de ação, parando o coração por 3 a 5 segundos, podendo assim no modo sinusal restabelecer o ritmo do batimento cardíaco, sendo este considerado o marca-passo cardíaco natural.

A desfibrilação pode ser realizada com eletrodos diretamente ligados sob o coração, quando este está exposto durante uma intervenção cirúrgica, ou ser aplicado de forma indireta sob a pele através de eletrodos metálicos ou adesivos, também chamada de desfibrilação transtorácica, neste caso a energia necessária para cessar a fibrilação, depende do fluxo de corrente que passa pelo tórax, assim fatores importantes como disposição e tamanho dos eletrodos devem ser considerados.

Os desfibriladores são equipamentos eletromédicos destinados a desfibrilar o coração, aplicando um choque elétrico de ...

Artigo atualizado em 31/05/2022 05:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica