Publicado em 30 dez 2025

Os níveis de integridade de segurança requeridos para a indústria de processo

Redação

Há informações sobre os conceitos pressupostos de risco e a relação entre risco e integridade da segurança; a determinação do risco tolerável; uma série de métodos diferentes que permitem determinar o nível de integridade de segurança (SIL) para as funções instrumentadas de segurança (SIF); o impacto de vários sistemas de segurança nos cálculos que determinam a capacidade de alcançar a redução de risco desejada. Em particular, esta parte da NBR IEC 61511 se aplica quando a segurança funcional é alcançada usando uma ou mais SIF para a proteção do pessoal, do público em geral ou do meio ambiente; pode ser aplicado em aplicações não seguras, como proteção de ativos; ilustra os métodos típicos de avaliação de perigos e riscos que podem ser realizados para determinar os requisitos funcionais de segurança e SIL de cada SIF; ilustra as técnicas/medidas disponíveis para determinar o SIL requerido; apresenta uma estrutura para estabelecer o SIL, mas não especifica o SIL requerido para aplicações específicas; não fornece exemplos de determinação dos requisitos para outros métodos de redução de risco. Os parâmetros normativos informam que a redução de risco necessária, que pode ser declarada qualitativamente ou quantitativamente, é a que tem que ser alcançada para atender ao risco tolerável para uma situação específica. O conceito de redução de risco necessária é de importância fundamental no desenvolvimento da especificação de requisitos de segurança (SRS) para a SIF (em particular, o requisito de integridade de segurança). O objetivo de determinar o risco tolerável, como, por exemplo, o objetivo-alvo de segurança do processo para um evento perigoso específico é declarar o que é considerado razoável em relação à frequência do evento perigoso e suas consequências específicas.

Da Redação – 

Os níveis de integridade de segurança (SIL) são um conjunto de requisitos que classificam a confiabilidade das funções de segurança em indústrias. Os níveis variam de SIL 1 (mais baixo) a SIL 4 (mais alto)., indicando o nível de redução de risco necessário para uma função instrumentada de segurança (SIF). Um nível SIL mais alto requer maior confiabilidade, pois corresponde a uma menor probabilidade de falha perigosa e a um fator de redução de risco maior.

No método da matriz da camada de segurança, dentro de cada processo, recomenda-se que a redução de riscos comece com os elementos mais fundamentais do projeto do processo: seleção do processo em si, escolha do local e decisões sobre inventários perigosos e leiaute da planta. Manutenção de estoques mínimos de produtos químicos perigosos; instalação de tubulações e sistemas de troca de calor que evitem fisicamente a mistura inadvertida de produtos químicos reativos; selecionar recipientes de paredes pesadas que possam suportar as pressões máximas possíveis do processo; e selecionar um meio de aquecimento com temperatura máxima menor que as temperaturas de de...

Artigo atualizado em 30/12/2025 09:51.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica