Publicado em 22 mar 2022

A segurança cibernética é uma vantagem competitiva

Redação

A internet é um ambiente complexo resultante da interação de pessoas, softwares e serviços, suportado por instrumentos físicos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e redes conectadas e distribuídas pelo mundo inteiro. No entanto, há questões de segurança não abrangidas pela atual segurança da informação, segurança de internet, segurança de redes e as melhores práticas recomendadas de segurança de TIC, assim como as lacunas entre esses domínios, bem como a falha de comunicação entre as organizações e os provedores no espaço cibernético. Isso ocorre porque os dispositivos e as redes conectadas que suportam o espaço cibernético têm vários proprietários, cada um com suas próprias preocupações comerciais, operacionais e regulamentares. O foco diferente colocado por cada organização e fornecedor, no espaço cibernético em domínios de segurança relevantes em que pouca ou nenhuma colaboração é buscada em outra organização ou provedor, resultou em um estado fragmentário de segurança para o espaço cibernético. Dessa forma, surgiu o crime cibernético que é uma atividade criminal em que serviços ou aplicativos são usados para o cometimento de um crime, ou em que o Espaço Cibernético é a fonte, ferramenta, alvo ou local de um crime. A proteção cibernética (cybersafety) é a condição de ser protegido contra os aspectos físicos, sociais, espirituais, financeiros, políticos, emocionais, profissionais, psicológicos, educacionais ou outros tipos ou consequências de falhas, danos, erros, acidentes, prejuízos ou qualquer outro evento no espaço cibernético que poderiam ser considerados como indesejáveis. Pode assumir a forma de ser protegida contra evento ou exposição a algo que cause perdas econômicas ou de saúde. Pode incluir a proteção de pessoas ou de bens. A proteção, em geral, também é definida como o estado de estar certo de que os determinados efeitos adversos não serão causados por algum agente sob condições definidas. A segurança cibernética (cybersecurity) é a preservação da confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. Além disso, outras propriedades como autenticidade, responsabilidade, não repúdio e confiabilidade podem também estar envolvidas. Assim, a vantagem competitiva está associada em conhecer as diretrizes para melhorar o estado de segurança cibernética, traçando os aspectos típicos desta atividade e suas ramificações em outros domínios de segurança, em especial a segurança de informação; a segurança da rede; a segurança da internet; e a proteção da infraestrutura crítica de informação (critical information infrastructure protection - CIIP).

Da Redação – 

Algumas organizações desenvolvem e oferecem os seus próprios aplicativos de barras de ferramenta para navegadores, discadores ou código para fornecer serviços de valor agregado para os usuários finais ou facilitam o acesso aos serviços e aplicativos da organização. Em tais casos, é recomendado que haja um acordo de usuário final adequado em uma linguagem acessível, incorporando as declarações sobre políticas de codificação, política de privacidade da organização e os meios pelo quais os usuários podem mudar a sua aceitação mais tarde ou escalar quaisquer questões que possam ter em relação à política e às práticas da organização.

Quando esse acordo for usado, deve ser colocado sob controle de versão e é recomendado que a organização se certifique que os usuários finais possam assina-lo de forma consistente. As organizações devem documentar o comportamento do código e fazer uma avaliação para saber se o comportamento pode falhar em áreas potenciais de forma que possa ser considerado como spyware ou software enganoso.

Neste último caso, é recomendado contratar um assessor qualificado para avaliar se a fa...

Artigo atualizado em 22/03/2022 05:45.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica