Publicado em 17 Aug 2021

A transformação organizacional da indústria 4.0

Redação

Os sistemas ciberfísicos formam a base da indústria 4.0, como as máquinas inteligentes, usando os modernos sistemas de controle industrial, sistemas de software embutidos e dispondo de um endereço de internet para se conectar e ser endereçado via internet das coisas. Dessa forma, os produtos e os meios de produção se conectam em rede e podem se comunicar, possibilitando novas formas de produção, criação de valor e otimização em tempo real. Os sistemas ciberfísicos criam os recursos necessários para fábricas inteligentes, com possibilidade de monitoramento ou rastreamento remoto.

Victor Venâncio – 

Os movimentos transformacionais da quarta revolução industrial não param de acontecer. A transição energética, a adoção de tecnologias emergentes da indústria 4.0, mobilidade urbana, cidades inteligentes e a própria transformação digital impactam nossas vidas pessoais e, consequentemente, refletem nas organizações.

A indústria 4.0, materializada pela adoção massiva de tecnologias emergentes aplicadas na área industrial das empresas, visa a excelência operacional, uma manutenção prescritiva, melhor eficiência energética e promove a conectividade entre os equipamentos e sistemas, potencializando o uso estratégico dos dados. Algumas dessas tecnologias mais adotadas são o IoT ou IIoT, drones, realidade virtual, realidade aumentada, cloud computing, digital twin, impressão 3D, entre outras.

As soluções utilizadas para implementar o conceito de indústria 4.0 produzem mudanças significativas na maneira como os profissionais executam suas tarefas, mas não chegam a transformar as organizações como um todo. De fato, as tornam mais eficientes e competitivas, entretanto, as dimensões culturais e os valores e...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica