O ensaio não destrutivo de emissão acústica em plataformas elevatórias móveis de trabalho
Redação
O método de ensaio de emissão acústica (EA) é usado para detectar e localizar fontes de emissão genuínas da propagação de defeitos. A verificação dessas fontes de emissão requer o uso de outros métodos de ensaios não destrutivos (END). Os requisitos normativos são aplicáveis às seguintes PEMT e suas combinações: articulada; telescópica; e pantográfica. As classificações das PEMT podem ser consultadas na NBR 16776, e alguns modelos aplicáveis a este documento podem ser vistos no Anexo A da norma. Não são aplicáveis aos seguintes equipamentos: modelos de PEMT não citados; cestas aéreas; digger derricks; guindastes articulados hidráulicos com ou sem cesto acoplado. As recomendações para procedimentos de reparo também não são aplicáveis.

Da Redação –
O ensaio de emissão acústica (EA) é uma técnica de ensaio não destrutivo (END) que detecta falhas em objetos monitorando o padrão de ondas de estresse ultrassônico em estruturas e materiais por meio de um conjunto de sensores de emissão acústica acoplados. Esses sensores convertem as ondas de estresse em sinais elétricos e os retransmitem para um equipamento/dispositivo externo para o processamento.
O teste de emissão acústica, ou monitoramento de emissão acústica, utiliza ondas sonoras para detectar e localizar defeitos em estruturas e materiais. É frequentemente utilizado nas indústrias de manufatura e construção para detectar rachaduras, falhas, corrosão e outros defeitos.
A atividade acústica, durante as etapas de carregamento e descarregamento, não pode ser excessiva e deve retornar a níveis mínimos durante o período de patamar. A tabela abaixo apresenta os critérios mínimos de avaliação a serem considerados na análise do ensaio e determinados em procedimento específico.
...