Publicado em 01 mar 2022

Os ensaios não destrutivos de estanqueidade para a detecção de vazamentos

Redação

O teste de estanqueidade é o processo utilizado para checar se há ou não, a existência de um vazamento de gás na tubulação residencial ou comercial. Por meio da pressurização da tubulação com ar comprimido, o técnico analisa se, durante um período de tempo, ocorre a perda de pressão. Ainda por cima, com a ajuda de um manômetro – equipamento utilizado para medir pressão -, é possível verificar a quantidade de vazamento em litros/hora. Normalmente, esse teste dura cerca de duas horas e, em suma, funciona para confirmar a segurança da instalação dos equipamentos a gás. É comum as pessoas acharem que não é necessário testar as tubulações somente por não sentirem o cheiro de gás no ambiente. Porém, infelizmente, a maioria dos acidentes envolvendo gases são causados por vazamentos não detectados previamente. Isso pode acontecer pois muitas tubulações, construídas sem o apoio de um profissional qualificado, acabam sendo instaladas de forma equivocada. Ou seja, elas passam por dentro de forros de gesso e outros ambientes inapropriados, podendo confinar o gás. Deste modo, a simples ação de ligar uma lâmpada pode provocar um grave acidente, colocando em riscos os seres vivos e causar danos materiais. O teste de estanqueidade é exigido pelo corpo de bombeiros para liberar o alvará de funcionamento de condomínios, comércios, ou qualquer estabelecimento que faz uso de gás encanado. Esse tipo de inspeção deve ser realizado em períodos máximo de 12 meses. Caso a tubulação sofra algum dano, ou haja suspeita de vazamento, o teste pode ser feito em um intervalo menor de tempo. Deve-se entender o método de estanqueidade por meio de passagem de gases pressurizados (formação de bolhas) e o método pela penetração de líquidos por capilaridade, com o objetivo de detectar defeitos passantes em juntas soldadas, chapas, fundidos e forjados.

O vazamento de gás é um grave problema e que deve ser corrigido o quanto antes. Pode ser um problema fácil de resolver em residências com botijões de 12kg, mas em apartamentos com tubulação de gás o problema pode ser bem mais perigoso. O ensaio de estanqueidade é uma técnica de inspeção não destrutiva que permite não só localizar o vazamento de um fluído, seja ele líquido ou gasoso, como também medir a quantidade de material vazando, tanto em sistemas que operam com pressão positiva ou que trabalham com vácuo.

Os vazamentos ocorrem nas descontinuidades presentes em juntas soldadas, brasadas, coladas, rosqueadas, encaixadas ou seladas por pressão, bem como em flanges, tampas, válvulas, selos de vedação, conexões, etc. O teste de estanqueidade é o método utilizado para verificar se existem vazamentos nos tanques e dutos que conduzem um produto.

As tubulações de gás são os sistemas instalados nos edifícios residenciais, comerciais e nas indústrias, que levam o produto de uma central para diversos locais através de tubos e canos. Portanto, o teste de estanqueidade em tubulações de gás é aquele realizado para verificar se não existem vazamentos em...

Artigo atualizado em 01/03/2022 11:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica