Publicado em 01 mar 2022

Os ensaios dos filtros e meios filtrantes para a remoção de partículas do ar

Redação

Os ambientes fechados possuem um alto grau de complexidade para garantir uma correta climatização e limpeza do ar. Além disso, é preciso manter a umidade e higiene do ambiente, sendo fundamental a retirada de poluentes. Para que o local tenha um ar livre de impurezas, se faz necessária a utilização de filtros e elementos filtrantes que são classificados em grupos e classes baseados em sua eficiência ou penetração para o tamanho de partícula de maior penetração. Os de high efficiency particulate arrestance (HEPA) possuem alta eficiência na retenção de partículas. Nos ensaios eles são desafiados com partículas de diâmetro médio de 0,3µm, com aerossóis de produtos que tem a propriedade de liberar partículas deste tamanho. Os filtros só são aprovados se tiverem uma eficiência mínima de 99,99% na retenção destas partículas. Portanto, o filtro HEPA retém ácaros, bactérias e vírus, que mesmo sendo de tamanhos menores que 0,3µm não se locomovem sozinhos e necessitam de um condutor que é retido nas fibras dos filtros. A manutenção dos filtros não pode ser negligenciada, devendo ser realizada regularmente, tendo em vista que o acúmulo de impurezas pode comprometer a qualidade da filtragem. Para que ele desempenhe sua função da melhor forma possível, é necessário a instalação de meios filtrantes intermediários, fazendo uma filtragem progressiva retendo as partículas grossas e finas e depois os micro-organismos prejudiciais à saúde de quem frequenta o ambiente e irá respirar este ar. Por sua versatilidade e a necessidade de criar ambientes ultralimpos, podem ser encontrados em diversos equipamentos, desde salas limpas na indústria farmacêutica, veterinária e microeletrônica, sistemas de ar condicionado de hospitais e centros cirúrgicos, até em aspiradores de pó. Atualmente, são utilizados em equipamentos de recirculação de ar para minimizar a ocorrência de vírus e bactérias, em salas ou quartos para pacientes com doenças infectocontagiosas que se propagam através do ar ambiente, reduzindo desta forma os riscos de contaminação. Para garantir a saúde e produtividade dos funcionários, é fundamental investir em um filtro de ar de qualidade, que remova por completo todas as partículas presentes no ambiente que podem ser prejudiciais. Deve-se conhecer a classificação de filtros com base no seu desempenho, como determinado nas ISO 29463-3, ISO 29463-4 e NBR ISO 29463-5, além de se ter uma visão geral dos procedimentos de ensaio e os requisitos gerais para a avaliação e identificação dos filtros, bem como a documentação dos resultados do ensaio.

Da Redação – 

Os filtros de alta eficiência são indicados para os ambientes industriais que necessitam de controle de particulado ultrafino, pois, afinal, o papel de um ar-condicionado vai muito além de proporcionar conforto para os ocupantes. Por meio dos filtros, eles garantem que o ambiente esteja sempre com a qualidade do ar em dia. É importante ter em mente que é parte fundamental de um aparelho de ar-condicionado a utilização de filtros de boa qualidade garantindo assim a alta qualidade de circulação do ar.

A partir disso, o processo de filtragem de ar é um ponto fundamental desses sistemas. É com a sua utilização que é possível livrar o ambiente de todos contaminantes como fungos, poeiras e bactérias que podem gerar problemas respiratórios nas pessoas, como casos de alergias, gripes e resfriados podendo chegar até a corrente sanguínea causando doenças de alto risco. O principal objetivo da utilização de filtros de alta eficiência é proporcionar um ambiente saudável e livre dos contaminantes aéreos.

O desempenho do meio filtrante é determinado pelo ensaio de uma amostra circular com uma área exposta de 100 cm...

Artigo atualizado em 01/03/2022 10:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica