Publicado em 02 set 2025

A segurança dos alimentadores de arame em soldagem a arco

Redação

Um bom sistema alimentador de arame, bem dimensionado para trabalhos com grau de severidade acima do usual, proporciona segurança na operação, baixo risco de danos nos equipamentos e acessórios, baixo risco de uma parada inesperada na soldagem, o que poderia comprometer a entrega no prazo e com a qualidade exigida. Além disso, poder reduzir o tempo de inatividade e os custos de produção, aumentando a eficiência e batendo metas de resultados com muita qualidade é o que todos almejam. O suprimento de arame de solda é a fonte e os meios para disponibilizá-lo para o mecanismo de alimentação e o controle da alimentação de arame pode ser um aparelho mecânico ou elétrico, ou ambos, que controla (m) a velocidade do arame de solda, a sequência de operações e outras funções, conforme necessário, sendo que ele pode estar integrado ao alimentador de arame ou em um invólucro separado. Há requisitos normativos de segurança e desempenho para o equipamento de uso industrial e profissional na soldagem a arco elétrico e processos afins destinados a alimentar o arame de solda. Eles são aplicáveis aos alimentadores de arame e aos controles de alimentador de arame que são independentes ou separados do equipamento de soldagem), alojados juntos em um único invólucro ou alojados em um invólucro próprio com outro equipamento de soldagem. O alimentador de arame pode ser adequado para a condução manual ou mecanizada da tocha.

Da Redação – 

Um alimentador de arame, utilizado principalmente nos processos de soldagem MIG/MAG, é um dispositivo que puxa o arame de solda do carretel e o alimenta continuamente para a tocha de soldagem. Ele garante uma alimentação estável do arame, controlando sua velocidade e fluxo para manter a qualidade e eficiência do processo de soldagem.

O produto necessita ser acompanhado de uma placa de identificação clara e com gravações permanentes que deve ser fixada de forma segura ou impressa em cada alimentador de arame independente. A conformidade deve ser verificada por inspeção visual e pelo ensaio de durabilidade especificado na IEC 60974-1:2017, 15.1.

A placa de identificação deve ser dividida em duas seções: a identificação do alimentador de arame independente; e a entrada de energia do alimentador de arame independente. Quando uma informação de velocidade de alimentação de arame é dada em m/min ou, opcionalmente, em pol/min, a exatidão da informação deve ser: entre 100% e 25% do ajuste máximo: ±10% do valor verdadeiro; abaixo de 25% do ajuste máximo: ±2,5 % do ajuste máximo.

Quando outros dados p...

Artigo atualizado em 26/08/2025 03:28.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica