Publicado em 30 jun 2020

A conformidade da soldagem por fusão

Redação

A soldagem por fusão é um processo de união de metais no qual a coalescência destes é conseguida por fusão. Esses processos diferem-se dos processos de soldagem no estado sólido pelo fato de que nesses não há a fusão. Eles também se diferem dos processos de brasagem, pelo fato de que nesses processos somente o metal de adição se funde, enquanto que nos processos de soldagem por fusão, ambos, o metal de adição e o de base se fundem. Dessa forma, é fundamental conhecer esse processo especial, pois o resultado final pode não ser verificado por ensaios. A qualidade da solda é fabricada no produto, não inspecionada. Isso significa que a soldagem por fusão normalmente requer controle contínuo ou que procedimentos específicos sejam seguidos, ou ambos. Igualmente, deve entender os requisitos de qualidade em soldagem, além dos seus controles e procedimentos.

Da Redação – 

Toda soldagem necessita de uma fonte de calor para que aconteça a fusão entre os materiais metálicos, e para isto, é necessária uma combinação de uma série de características que são levadas em conta, como a soldabilidade dos materiais, a composição química dos mesmos, concentração adequada de energia para fusão, habilidade do soldador, riscos à saúde do soldador e do meio ambiente, entre outras. Um dos processos mais utilizados na indústria é o de soldagem por arco elétrico, pois é utilizado na fabricação de estruturas e componentes metálicos, e na recuperação de peças com soldas danificadas ou desgastadas. Uma das formas de soldagem por arco é através da fusão.

Dessa forma, a soldagem por fusão é um processo de união de metais através do calor, onde ambos os metais, o de adição e o de base, se fundem. Os principais processos de soldagem por fusão são: soldagem por arco elétrico, soldagem a gás e soldagem por feixe de alta energia. A diferença entre estes processos está na fonte de calor utilizada e por isso os parâmetros de soldagem e o resultado final também se diferem.

Ao se adotar um sistema de gestão de qualidade na soldagem por fusão, o mais importante é o controle de documentos, e é esperado que os fabricantes implementem um procedimento de controle garantindo que os documentos sejam mantidos atualizados; os que recebem documentos sejam identificados; as edições mais recentes dos documentos estão disponíveis ...

Artigo atualizado em 30/06/2020 04:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica