Publicado em 10 mai 2022

A Qualidade dos reguladores de pressão para cilindros de gás usados em solda

Redação

Um regulador de pressão com instrumento para medição de vazão aparelho para regular a pressão, geralmente variável, com uma pressão de gás de entrada para uma pressão de saída que seja tão constante quanto possível, assegurando em complemento o fluxo de gás selecionado. Os ensaios devem ser realizados com ar ou nitrogênio, livres de óleo e graxa. O ensaio de ignição deve ser realizado com oxigênio. Em todos os casos, os ensaios devem ser realizados com um gás contendo um máximo de mistura de 50 ug/g (50 partes por milhão), correspondendo a um ponto de condensação da água de - 40 °C. A exatidão do aparelho medidor de vazão não pode exceder ±3 % da faixa de medição. A bancada de ensaio deve ser fabricada de forma que possa ser regulada a montante e a jusante e o equipamento pode ser operado por controle remoto. A fonte de gás para a pressão nominal de entrada p1 e p3 deve ter gás suficiente para a duração do ensaio. Os medidores de pressão não podem exceder 1% do erro de sua indicação. As pressões medidas são pressões manométricas e são expressas em bar ou MPa. Deve-se compreender os requisitos para os reguladores de um e de duplo estágio sem medidores de vazão, a serem instalados em cilindros de gás usados para gases comprimidos até 300 bar) (30 MPa); acetileno dissolvido; gás liquefeito de petróleo (GLP); mistura de metacetileno de propadieno (MAP); e dióxido de carbono (CO2), a serem usados em solda, corte e processos afins.

Da Redação – 

Para o ensaio vazamento externo nesses equipamentos de soldagem, a estanqueidade do gás para o ambiente deve ser ensaiada de acordo com a ISO 9090. Para o vazamento interno, a estanqueidade do gás no conjunto da válvula reguladora de pressão deve ser ensaiada com uma pressão interna nominal correspondente por 5 min. Para reguladores de pressão ajustáveis, a válvula reguladora deve permanecer fechada (parafuso de regulagem completamente desparafusado) e a saída deve estar aberta.

Um escape de gás de 0,2 mbar L/min (12 cm³/h) é permitido. Este ensaio não se aplica aos reguladores prefixados. A estanqueidade interna do gás da válvula reguladora de pressão é ensaiada com a saída fechada, e a pressão dentro da câmara de pressão baixa é ajustada pelo valor da pressão com o parafuso de regulagem. Este ensaio se aplica aos reguladores ajustáveis e prefixados. O valor da pressão deve ser constante por um período de 5 min.

Os ensaios devem ser repetidos com uma pressão de entrada diferente. Para o ensaio de ignição para reguladores de pressão e para reguladores com medidores de vazão para oxigênio, três amostra...

Artigo atualizado em 10/05/2022 11:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica