As razões para as empresas investirem em programas de estágio e trainees
Redação
A informalidade ainda atinge 45% dos jovens, tornando-os um dos grupos mais vulneráveis no mercado de trabalho. Nesse contexto, as empresas têm um papel fundamental ao investir em programas de estágio e trainee, que são estratégias de longo prazo para identificar e desenvolver talentos, fortalecer a cultura organizacional e estimular a inovação.

Silvia Deodato –
O mercado de trabalho para jovens no Brasil tem mostrado avanços significativos nos últimos anos. Dados recentes da Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para a queda do desemprego entre jovens e um aumento expressivo no número de estagiários.
Segundo o MTE, esse número cresceu 37% em 2024, alcançando 877 mil estagiários, contra 642 mil em 2023. Já a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos encerrou 2024 em 12,9%, o menor índice em nove anos, representando uma queda significativa em relação aos 15,3% registrados no final de 2023.
Apesar dos avanços, a informalidade ainda atinge 45% dos jovens, tornando-os um dos grupos mais vulneráveis no mercado de trabalho. Nesse contexto, as empresas têm um papel fundamental ao investir em programas de estágio e trainee, que são estratégias de longo prazo para identificar e desenvolver talentos, fortalecer a cultura organizacional e estimular a inovação.
Para orientar as empresas sobre o papel que têm no desenvolvimento das p...