Publicado em 06 mai 2025

As mudanças climáticas poderão afetar os cabos de aço em atividades offshore

Redação

Indispensáveis em qualquer operação offshore, os cabos de aço estão presentes em dezenas de aplicações para içamento e movimentação de cargas. Sua conservação e durabilidade surtem efeito nos custos, na eficiência e, sobretudo, na segurança de muitos processos em navios, plataformas e estruturas que operam no mar. E como acontece com outros materiais, os cabos de aço também são suscetíveis às intempéries, principalmente à salinidade marítima.

Fernando Fuertes – 

As mudanças climáticas estão cada vez mais em pauta em todo o mundo e suas consequências podem gerar impactos em diversos setores produtivos. O aumento médio das temperaturas globais são fatores que merecem a atenção e o planejamento de empresas, que precisam estar preparadas para novas condições operacionais.

Esta é uma realidade com a qual o setor offshore pode ter de lidar em breve. De acordo com dados da Unesco, 2023 foi o ano com as maiores temperaturas dos oceanos.

Nos últimos 20 anos, a taxa desse aquecimento duplicou e a costa brasileira tem estado cerca de 2ºC acima da média histórica. Entre as muitas consequências desses fenômenos está o aumento da salinidade, que pode ter impacto direto sobre atividades marítimas, especialmente na taxa de corrosão de alguns materiais, como cabos de aço.

Indispensáveis em qualquer operação offshore, os cabos de aço estão presentes em dezenas de aplicações para içamento e movimentação de cargas. Sua conservação e durabilidade surtem efeito nos custos, na eficiência e, sobretudo, na segurança de muitos processos em navios, plataformas e estruturas ...

Artigo atualizado em 06/05/2025 10:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica