Publicado em 03 out 2023

O planejamento e o desenvolvimento de projetos de arquitetura paisagística

Redação

Um projeto de arquitetura paisagística é uma atividade técnica realizada por profissional habilitado, relacionada à concepção e execução de projetos para espaços externos livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em um sistema, dentro de várias escalas, inclusive a territorial, e envolvendo os ambientes construídos, seus elementos, componentes e eventuais edificações. Dessa forma, o projeto de arquitetura paisagística é uma especialidade de projetos arquitetônicos desenvolvida em diversos países do mundo e também no Brasil, tratando da configuração dos espaços livres e abertos, sejam estes públicos ou privados. Além disso, o projeto de arquitetura paisagística é também a diretriz para o conjunto de projetos das diversas especialidades necessárias e suficientes para a completa execução destes projetos. Há parâmetros normativos obrigatórios para os projetos de arquitetura paisagística que envolvem a criação de novos espaços livres e abertos em espaços intraurbanos, ou projetos de intervenção nos espaços livres e abertos pré-existentes, abrangendo a determinação e a representação da configuração arquitetônica e paisagística desses ambientes externos, em diversas escalas, mostrando a sua organização, definição estética e estruturas de ordenamento do espaço construído, para uso ativo ou representativo dos seus usuários, com os seus elementos, componentes e materiais, detalhados e especificados tecnicamente, além de devidamente quantificados, de acordo com os conteúdos e complexidade de cada caso.

Da Redação – 

Montar um projeto de paisagismo ideal depende de alguns fatores, que precisam ser considerados na elaboração de cada planejamento. Nesse sentido, é fundamental que o paisagista responsável pelo espaço siga dicas que otimizam o trabalho e fazem com que o resultado final seja o esperado pelo dono da casa, assim como seja incluído no seu portfólio para o trabalho em projetos futuros.

As determinações e representações do projeto de arquitetura paisagística, em todas as suas etapas, devem ser estabelecidas objetivando a coordenação de projetos e a conformidade das demais atividades técnicas relativas às especialidades e aos projetos complementares que compõem o projeto completo, de acordo com outras normas específicas, aplicáveis a cada conteúdo setorial.

As etapas do projeto de arquitetura paisagística devem ser determinadas de modo a possibilitar a subsequente determinação e articulação das demais etapas das atividades técnicas de outras especialidades que compõem o projeto completo, de acordo com o grau de complexidade e com a situação particular de cada projeto ou estudo específico. Por exemplo, a fase...

Artigo atualizado em 20/09/2023 05:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica