Publicado em 03 mai 2022

A auditoria em fornecedores se tornou cada dia mais necessária

Redação

O processo de auditar os fornecedores é essencial para a identificação de erros, correções e prevenção de fraudes, elevando a reputação da organização e trazendo visibilidade perante o mercado. Imagine uma empresa, que está na sua lista de fornecedores, praticar trabalho infantil e também, escravo, sua imagem também estará associada a esses crimes.

Alessandra Gaspar Costa – 

Recentemente, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 581,3 mil empresas foram fechadas entre o segundo trimestre de 2019 e de 2021. Diante deste cenário desafiador, prezar pela qualidade da empresa e de seus fornecedores tem sido um desafio a mais para quem deseja se manter relevante no mercado.

O processo de avaliar fornecedores de uma empresa/organização é tão importante quanto uma auditoria interna, pois atestar a boa conduta na fabricação de produtos e na realização de serviços de parceiros, é a comprovação que há zelo pela qualidade em toda a cadeia de suprimentos, que interfere diretamente no resultado final da empresa. Uma auditoria nos fornecedores pode levar em consideração temas diversos, como a responsabilidade social, que é o caso da Sedex Members Ethical Trade Audit (SMETA), maior auditoria social do mundo, na qual se podem abordar até quatro temas - saúde e segurança, normas laborais, meio ambiente e ética nos negócios -- sendo os dois primeiros obrigatórios.

O processo de auditar o...

Artigo atualizado em 02/05/2022 04:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica