Publicado em 03 mai 2022

A conformidade das barras de aço com acabamento de superfície

Redação

O aço é um produto que se encontra presente de forma expressiva no cotidiano da sociedade. Como matéria-prima pode ser encontrado tanto em objetos residenciais, como mesas e cadeiras, ou até em estruturas mais complexas, tal como ônibus espacial. O aço está entre os produtos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e tecnológico da humanidade. O aço é o produto siderúrgico obtido por via líquida através da fusão do ferro como componente básico e acrescentado o carbono com um teor em até 2% resultando em uma liga ferro/carbono. São encontrados nessa liga também níquel, volfrâmio, manganês, cromo, fósforo, enxofre entre outros elementos e resíduos resultantes do processo de fabricação. Particularmente na construção civil, o aço representa uma das principais matérias primas, com inúmeras aplicações, tais como armaduras de concreto, fundações, pontes, viadutos, estruturas metálicas e o setor é um grande consumidor dos produtos derivados das usinas siderúrgicas. Os projetistas e construtores necessitam entender os requisitos para encomenda, fabricação e fornecimento assim como as tolerâncias dimensionais e de superfície para as barras de aço de qualidade e especial, com acabamento de superfície.

Da Redação – 

A construção civil representa um mercado muito interessante para o aço, perfazendo um total de 30% de vendas ao redor do mundo, um volume equivalente a mais de 300 milhões de toneladas por ano. Existe uma forte tendência internacional de crescimento da construção com aço. Os produtores de aço têm reconhecido cada vez mais a importância deste segmento nos seus negócios. Sendo assim conhecer os principais tipos de aço, suas vantagens e limitações, é de fundamental importância para o engenheiro civil, com a finalidade de se fazer a escolha certa para cada aplicação, com o intuito de que as obras tenham maior durabilidade.

Existe uma grande e diversificada variedade de aços que se diferenciam pela forma, tamanho e uniformidade dos grãos que o compõem e, é claro, por sua composição química. Sendo que esta pode ser alterada em função do interesse de sua aplicação final, obtendo-se através da adição de determinados elementos químicos, aços com diferentes graus de resistência mecânica, soldabilidade, ductilidade, resistência à corrosão, entre outros. De maneira geral, os aços possuem excelentes propriedades mecânic...

Artigo atualizado em 24/06/2022 05:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica