Publicado em 06 mai 2025

A retenção de talentos pode ser o caminho para o sucesso

Redação

A liderança pode perder ótimos funcionários por besteira, pois não quis aumentar o salário ou dar algum benefício - mesmo percebendo que existe mérito naquele colaborador. Ou porque impôs condições que mais prejudicam do que ajudam. Essas pequenas coisas acabam desgastando as pessoas, que passam a buscar outras oportunidades de trabalho, para que possam sair da empresa em que estão e começarem em outro serviço.

Pedro Signorelli – 

Percebo que a retenção de talentos tem sido um desafio cada vez maior para grande parte das empresas - não só em tecnologia, mas de maneira geral -, que precisam lidar com pessoas de diferentes gerações no time e que muitas vezes perdem colaboradores com um potencial enorme por razões que poderiam ter sido evitadas. E por que será que isso vem aumentando?

O que tenho notado, especialmente após a pandemia, é uma exploração velada dos funcionários, oferecendo condições de trabalhos inadequadas, um ambiente tóxico - para usar o jargão da moda -, com salários abaixo do mercado e, muitas vezes, sem benefícios. Hoje, as pessoas possuem mais possibilidades no mercado e não aceitam que tenham que desempenhar muitas funções sem serem remuneradas adequadamente por isso.

A insatisfação pode surgir a partir de várias razões, mas quando mexemos com o bolso, o buraco é ainda mais embaixo. Sem contar que os colaboradores, em especial, os mais jovens, não costumam aguentar calados algumas imposições que são feitas e, por essa razão, acabam sendo taxados como preguiçosos ou que não querem trabalhar.

E sabe...

Artigo atualizado em 06/05/2025 11:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica