Publicado em 30 nov 2021

As cinco principais razões para a recusa do crédito empresarial

Redação

O crédito empresarial é uma fonte de capital ideal para o empreendedor investir no crescimento do negócio. Apesar disso, conquistar esse recurso nem sempre é fácil. Normalmente, o empresário se vê mergulhado em dúvidas e burocracias que dificultam bastante o processo. As instituições bancárias exigem muitas garantias, cobram altos juros e tornam uma saga a jornada do empreendedor até o crédito tão desejado. Por causa disso, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, somente 59% das empresas conseguem o recurso esperado. Para termos de comparação, em países desenvolvidos, a média é de 95%. O resultado é um grande entrave no crescimento principalmente de pequenos e novos empreendimentos. Por isso, produzimos este guia de crédito empresarial para você entender como funciona esse processo e como se preparar para conseguir reunir esse capital e fomentar o desenvolvimento do seu negócio.

Adilson Seixas – 

A conquista do crédito virou parte do sonho de milhões de empreendedores do país, que desejam fortalecer seus negócios, se recuperar de cenários de crise financeira e, consequentemente, preservar empregos e o legado de suas empresas. Ou mesmo para impulsionar o crescimento organizacional, investir em compra de maquinário e na transformação digital que hoje move o mercado.

Não é à toa que o Banco Central prevê que, até o fim do ano, o mercado de crédito deve crescer 8% no país, graças, dentre outros pontos, a medidas governamentais de incentivo de crédito e apoio às empresas no contexto de isolamento social. Dentro deste cenário, ao longo de minha carreira, pude ouvir muitos empresários com a seguinte dúvida: quais os motivos que fazem um banco não aceitar uma demanda de empréstimo empresarial? Que estratégias posso tomar para ter sucesso na obtenção de crédito?

Para responder a essas perguntas, preparei um checklist bem objetivo, com as cinco principais razões para a recusa do crédito empresarial nos bancos e instituições financeiras.

- Falta de garantias - O fornecimento de garantias que es...

Artigo atualizado em 30/11/2021 06:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica