Publicado em 22 mar 2022

O bombeamento solar pode ajudar a economizar a energia elétrica na zona rural

Redação

Uma bomba solar é alimentada pela energia do sol extraída de um painel solar fotovoltaico e as bombas de água convencionais, geralmente, são alimentadas pela energia da rede elétrica ou um gerador elétrico ou movido a combustível fóssil. A placa solar fotovoltaica recebe a energia proveniente do sol nas células fotovoltaicas e transformam a radiação solar diretamente em energia elétrica pelo chamado efeito fotovoltaico. Após a conversão da energia solar em elétrica, o painel alimenta a bomba de água com energia elétrica em corrente contínua. Os painéis fotovoltaicos concentram toda a energia captada do Sol e alimentam diretamente a bomba solar, não necessitando de energia elétrica e dispensando o uso de bateria estacionária. A bomba em funcionamento consegue realizar o trabalho de captar água do poço, reservatório, cisternas e até mesmo aquíferos e bombear para um local desejado. É uma técnica que permite, também, a extração de água do subsolo e o objetivo é garantir acesso à água mesmo nas zonas distantes dos cursos de água, onde os recursos hídricos não se encontram ou não podem ser acessados com facilidade, assim como para áreas agrícolas e remotas que não permitem infraestruturas adequadas. Geralmente, nas áreas isoladas e rurais a alimentação do sistema de bombeamento é feita por grupos geradores que exigem combustíveis ou energia elétrica, o que gera custos altos. O bombeamento solar utiliza uma fonte de energia renovável e completamente sustentável, ele permite reduzir a utilização de combustíveis fósseis com alta emissão de CO2. Ao converter a luz solar em eletricidade, o sistema aciona uma motobomba que puxa a água de poços, cursos de água, pântanos ou lagoas. A água bombeada vai para um lugar de armazenamento, geralmente colocado a uma certa altura (barragem, cisterna, reservatório, etc.), a partir da qual será redistribuída pela força da gravidade. É necessário analisar e compreender as necessidades de cada local, conforme o consumo de água, as exigências e a área de uso. Bombeamento para irrigação, por exemplo, pedirá um sistema diferente, talvez mais poderosos, do que sistemas para uso doméstico. Os fatores climáticos também devem ser avaliados. É importante entender o projeto das instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos, incluindo as disposições sobre os condutores, os dispositivos de proteção elétrica, os dispositivos de manobra, o aterramento e a equipotencialização do arranjo fotovoltaico.

Da Redação – 

Um arranjo fotovoltaico pode ser entendido como o conjunto de módulos fotovoltaicos, ligados eletricamente entre si, que funcionam como um único gerador de energia elétrica. Os módulos podem ser ligados entre si em paralelo ou em série, dependendo da sua aplicação. Quando é feita a ligação série, as tensões são somadas e a corrente permanece inalterada. Quando se tem uma ligação em paralelo, as tensões nas células são iguais e as correntes são somadas.

Para o correto dimensionamento dos módulos, é necessário que se conheça o comportamento da carga bem como o seu ciclo de utilização. Alguns fatores devem ser levados em consideração, os quais influenciam na potência de saída dos painéis, tais como: sombreamento; intensidade luminosa; inclinação do telhado; temperatura das células; nebulosidade.

Conforme as especificações constantes na ...

Artigo atualizado em 22/03/2022 05:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica