Publicado em 29 Jun 2021

A destilação à pressão atmosférica de produtos de petróleo

Redação

Uma refinaria de petróleo bruto é um grupo de instalações industriais que transforma petróleo bruto e outros insumos em produtos de petróleo acabados. A capacidade de uma refinaria se refere à quantidade máxima de petróleo bruto projetada para escoar para a unidade de destilação de uma refinaria, também conhecida como unidade de óleo cru. O petróleo bruto é composto por uma mistura de hidrocarbonetos e o processo de destilação visa separar esse petróleo bruto em amplas categorias de seus hidrocarbonetos componentes, ou frações. O óleo cru é primeiro aquecido e depois colocado em uma coluna de destilação, também conhecida como alambique, onde diferentes produtos fervem e são recuperados em diferentes temperaturas. Os produtos mais leves, como butano e outros gases líquidos de petróleo (GLP), os componentes da mistura da gasolina e nafta, são recuperados nas temperaturas mais baixas. Os produtos de gama média incluem o combustível para aviação, o querosene e os destilados, como o óleo para aquecimento doméstico e o diesel. Os produtos mais pesados, como óleo combustível residual, são recuperados em temperaturas às vezes acima de 1.000 °F. Em resumo, os sistemas de destilação de petróleo bruto são processos de uso intensivo de energia e o sistema de destilação de petróleo bruto normalmente compreende um pré-aquecimento, uma unidade de pré-lavagem e uma unidade de destilação atmosférica. As unidades de pré-lavagem em um sistema de destilação de óleo cru criam oportunidades para reduzir a demanda por aquecimento por queima. Deve-se entender como se estabelece o método de destilação à pressão atmosférica para determinação das características de destilação de gasolinas automotivas e misturas com etanol, gasolinas de aviação, querosenes de aviação, solventes especiais, naftas, aguarrás, querosenes, óleo diesel e misturas com biodiesel até 20% v/v, óleos combustíveis destilados, óleos combustíveis marítimos e outros produtos de petróleo, utilizando-se equipamentos manuais ou automatizados.

Da Redação – 

Uma vez que o petróleo bruto é extraído do solo, ele deve ser transportado e refinado em produtos petrolíferos que devem então ser transportados para consumidores finais ou varejistas. A cadeia de abastecimento ao consumidor de produtos de petróleo é frequentemente descrita como sendo segmentada em três componentes.

As atividades upstream envolvem a exploração de depósitos de petróleo bruto e a sua produção. Exemplos de empresas que pertenceriam ao segmento upstream da indústria incluem empresas que possuem direitos de perfuração de petróleo e empresas que fornecem serviços de suporte ao segmento de perfuração da indústria.

As atividades de midstream envolvem a distribuição de petróleo bruto para refinarias, o refino de petróleo bruto em produtos vendáveis e a distribuição de produtos para atacadistas e varejistas. Exemplos de empresas que pertenceriam ao segmento intermediário da indústria incluem empresas que transportam óleo por dutos, caminhão ou barcaça e empresas que refinam petróleo bruto.

As atividades de downstream envolvem a venda a varejo de produtos petrolíferos. Os postos de gasolin...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica