Publicado em 29 Jun 2021

A Qualidade do fator de proteção ultravioleta do vestuário pessoal

Redação

A vestimenta com proteção ultravioleta é um item de vestuário pessoal (incluindo roupas, chapéus, sapatos e tecidos usados para a fabricação de vestuário pessoal) que possui a característica de proteger contra a radiação ultravioleta. O fator de proteção (FPU) é a relação entre a irradiação de radiação solar ultravioleta (RUV) efetiva média calculada para uma pele não protegida pelo tecido e a irradiação de radiação solar ultravioleta (RUV) efetiva média calculada para uma pele protegida pelo tecido. O fator de proteção ultravioleta indica a quantidade de radiação UV que um tecido permite que atinja a pele. Por exemplo, um tecido FPU 50 bloqueia 98% dos raios solares e permite a penetração de 2% (1/50), reduzindo significativamente o risco de exposição. O FPU mede a quantidade de radiação UV que pode penetrar no tecido e atingir sua pele. O fator de proteção solar, ou FPS, é baseado no tempo que leva para a pele exposta aos raios ultravioleta ficar vermelha. Se a pessoa se queimar após 20 minutos, se usado corretamente, um protetor solar FPS 15 pode proteger a pele 15 vezes mais. Ao comprar roupas que possam proteger eficazmente dos raios nocivos, deve-se lembrar de alguns fatores. As cores escuras ou brilhantes evitam que os raios ultravioletas atinjam a pele, absorvendo-os em vez de permitir que penetrem. É por isso que essas cores oferecem melhor proteção do que tons mais claros. Os tecidos densos, como jeans, lona, lã ou fibras sintéticas, são mais protetores do que tecido transparente, fino ou frouxo.A composição do tecido é realmente importante. O algodão não branqueado contém ligninas naturais que atuam como absorvedores de UV. Poliésteres brilhantes e até sedas acetinadas leves podem ser altamente protetores porque refletem a radiação. Tecidos de alta tecnologia tratados com absorventes químicos de UV ou tintas evitam alguma penetração dos raios UV. Roupas apertadas podem esticar e reduzir o nível de proteção oferecido, pois as fibras se separam e permitem que mais luz ultravioleta passe. Deve-se entender os requisitos para determinação do fator de proteção ultravioleta de têxteis, roupas e outros itens de vestuário pessoal (como chapéus), usados em proximidade com a pele.

Da Redação – 

Pode-se definir um protetor solar como o produto destinado a bloquear o sol e a proteger ou abrigar células viáveis da pele contra efeitos potencialmente danosos da radiação ultravioleta, como a queimadura solar e o câncer de pele. Pelos conceitos atuais, fotoprotetores tópicos, ou protetores solares (ou ainda filtros solares), são substâncias de aplicação cutânea em diferentes apresentações que contenham em sua formulação ingredientes capazes de interferir na radiação solar, reduzindo seus efeitos deletérios.

Os filtros ultravioletas (filtros UV) são os ingredientes presentes nos fotoprotetores que apresentam a capacidade de interagir com a radiação incidente, através de três mecanismos básicos: reflexão, dispersão e absorção. Os filtros UV podem ser divididos em filtros inorgânicos (físicos) ou orgânicos (químicos), dependendo de suas características físico-químicas.

Os filtros inorgânicos são partículas de óxidos metálicos capazes de, por mecanismo óptico, refletir ou dispersar a radiação incidente. Seus principais representantes são o óxido de zinco (ZnO) e o dióxido de titânio (TiO2), utilizados ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica