A segurança das fechaduras de embutir em portas de edificações
Redação
As fechaduras de embutir são constituídas basicamente por um mecanismo por meio do qual é possível fechar ou abrir uma porta ou um portão, sendo acionado por maçaneta, puxador, chave ou tranqueta, e seus respectivos acabamentos, os quais conferem ao produto características estéticas e anatômicas, podendo incluir puxador, chapatesta, falsa testa, contratesta, maçaneta, espelho, roseta, entrada e tranqueta. Foram desenvolvidos os parâmetros normativos para a fabricação, classificação, dimensionamento, segurança, funcionamento e acabamento superficial de fechaduras de embutir para utilização em portas de edificações. Eles especificam os métodos de ensaios a serem executados nas fechaduras de embutir, simulando por meio de ensaios mecânicos uma utilização prolongada da fechadura, para verificação da durabilidade dos componentes e os esforços a que essas fechaduras de embutir podem ser submetidas em uma tentativa de arrombamento. São incluídos os métodos de execução, independentemente de laboratório, a serem aplicados em fechaduras de embutir, durante o seu recebimento pelo consumidor.

Da Redação –
Um método de ensaio para esses produtos é a análise que consiste em submeter as peças das fechaduras de embutir a uma análise visual a fim de verificar o atendimento aos requisitos mínimos de seu acabamento superficial. O corpo de prova corresponde ao conjunto fechadura de embutir, em perfeitas condições de utilização.
O conjunto fechadura deve ser composto por duas maçanetas, dois espelhos ou duas rosetas e duas entradas, um cilindro, uma contra-testa e uma chapa testa ou uma falsa testa. Como aparelhagem, deve-se usar uma bancada com grau de iluminação do ambiente entre 750 lux a 1 200 lux.
Os tipos de defeitos a ser observados incluem a porosidade ou pequenas cavidades presentes na superfície da peça, caracterizadas por pontos, podendo o metal-base estar exposto ou não; as manchas ou as alterações da coloração na superfície aparente; as bolhas ou falta de aderência do revestimento em que a região é caracterizada pela elevação da superfície do revestimento da peça, podendo haver o risco de descolamento; as rebarbas ou as imperfeições nos componentes do conjunto fechadura resultante do processo de pr...