A determinação da dureza Shore de solas e solados para calçados
Redação
A determinação da dureza de solas e solados é realizada por meio de um ensaio mecânico que utiliza um equipamento chamado durômetro, seguindo normas técnicas específicas. As escalas mais comuns são a Shore A, Shore D e Asker C. O procedimento geral envolve a medição da resistência do material à penetração. É usado um durômetro, que possui um pino (indentador) acoplado a uma mola calibrada. A ponteira do durômetro é pressionada contra a superfície do material (sola ou solado). A profundidade da indentação é medida e convertida em um valor na escala de dureza. Os materiais mais macios apresentam valores mais baixos, enquanto materiais mais rígidos ou duros apresentam valores mais altos na escala. Para maior precisão, recomenda-se realizar múltiplas medições (geralmente cinco) em pontos diferentes da superfície e calcular a média, minimizando variações locais no material. Por isso, estabelece-se o método para determinação da dureza Shore A e D, em solas, solados e materiais afins. Este método pode ser utilizado para medir a dureza de materiais expandidos, porém, para estes materiais, é mais indicado usar o durômetro Asker C, conforme a NBR 14455.

Da Redação –
A dureza Shore é a resistência à penetração de um corpo cônico, com dimensões determinadas, em um material, mediante a ação de uma mola que se encontra dentro do aparelho, quando este é pressionado contra o material com uma força especificada. A dureza do material desempenha um papel importante e o durômetro, ou durômetro Shore, é um dispositivo padronizado usado para medir a dureza de polímeros, elastômeros, borrachas e plásticos.
No teste de dureza, um penetrador com mola é utilizado para atravessar a amostra. Quanto mais macio o material, maior será a profundidade de penetração do penetrador.
A dureza Shore é expressa por um número que varia de 0 a 100, nas escalas Shore A ou Shore D. Quanto maior o número na escala, mais duro é o material.
A principal diferença entre as escalas Shore A e Shore D é que a Shore A é especificada para medir borrachas flexíveis, enquanto a Shore D é especificada para materiais mais duros e rígidos. No entanto, as faixas tendem a se sobrepor em níveis mais altos.
O conhecimento sobre a performance dos componentes e dos diversos materiais que fazem parte da c...