Publicado em 30 mai 2023

Os ensaios de corrosão por exposição à névoa salina em materiais

Redação

As câmaras de névoa salina são projetadas para reproduzir os resultados que ocorrem nas condições reais de intemperismo. Entretanto, o leque enorme de fatores atmosféricos que contribuem com a corrosão não permite uma reprodução precisa da exposição natural. As pequenas variações na calibração do equipamento podem mascarar os resultados. Portanto, é de grande importância garantir a validação da câmara quanto à sua corrosividade. Há requisitos normativos para os equipamentos e os reagentes necessários, bem como para os procedimentos a serem adotados para a condução dos ensaios de corrosão por exposição à névoa salina neutra (NSS), acética (AASS) e cuproacética (CASS) e para a verificação de resistência à corrosão de materiais. O ensaio de névoa salina é particularmente utilizado para detectar descontinuidades, como poros e outros defeitos, em revestimentos metálicos, orgânicos, inorgânicos (óxidos) e de conversão específicos. Ele é especialmente aplicado em metais e ligas metálicas; em revestimentos metálicos (anódicos e catódicos); em revestimentos de conversão; em revestimentos inorgânicos anódicos (óxidos); e em revestimentos orgânicos aplicados sobre substratos metálicos.

Da Redação – 

A utilização da névoa salina neutra para avaliação de revestimentos protetores aplicados sobre superfícies metálicas foi proposta em meados da década de 191, mas, somente 25 anos depois, o ensaio foi normalizado como ASTM B 117. Neste ensaio, os corpos de prova são expostos a uma névoa salina contínua cuja composição corresponde a 5% (em massa) de cloreto de sódio (NaCl), à temperatura de 35 ºC. A complexidade e os diferentes fatores que atuam durante exposição atmosférica tornam a avaliação antecipada do desempenho e do comportamento de materiais metálicos (com ou sem revestimentos), uma tarefa dificílima.

Tal avaliação é feita utilizando uma elevada quantidade de ensaios laboratoriais, onde a maior parte é executada em câmaras fechadas, nas quais os corpos-de-prova são expostos a névoas salinas de diferentes concentrações e composições. Os ensaios são conduzidos em câmaras fechadas, onde é possível controlar as condições de exposição, têm como objetivo permitir o controle dos fatores que influenciam na corrosão. Entretanto, o ensaio de névoa salina sempre foi alvo de várias críticas de muitos pesquisadore...

Artigo atualizado em 30/05/2023 05:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica