A determinação da resistência à tração, alongamento em uma carga específica do couro
Redação
A forma e a estrutura do calçado, bem como o tipo de materiais, desempenham um papel essencial na funcionalidade do produto e no atendimento aos seus requisitos de conforto. Além disso, devido ao progresso tecnológico e científico em diversas indústrias relacionadas, os materiais utilizados na indústria calçadista diversificaram-se significativamente. Os materiais para calçados são selecionados com base em suas propriedades químicas, físicas e mecânicas, acompanhadas de critérios bem estabelecidos, como a finalidade e o tipo de construção do calçado e o estresse ao qual esses materiais são submetidos, tanto no processo de fabricação quanto no de uso. Atualmente, a simulação virtual do comportamento do calçado tornou-se uma ferramenta importante na avaliação de seu desempenho durante a caminhada ou corrida. Por isso, há especificações normativas para um método de determinação da resistência à tração, alongamento em uma carga específica e alongamento na ruptura do couro. Este método é aplicável a todos os tipos de couro.

O teste de resistência à tração mede quanta força o couro suporta quando esticado. Este teste demonstra a durabilidade do couro sob tensão, garantindo que os produtos de couro resistam a rasgos ou rupturas durante o uso. Os testes ajudam os fabricantes a compreender as propriedades físicas do couro.
Essas informações são importantes para: garantir a qualidade, escolher os materiais, projetar os produtos e avaliar o desempenho. Além disso, o mercado de materiais semelhantes ao couro cresceu significativamente devido às preocupações com o couro natural. A pesquisa sobre materiais sustentáveis é uma parte importante da moda sustentável. Essa demanda cada vez maior por alternativas ao couro, particularmente o couro sintético de microfibra, tornou necessário compreender as propriedades do couro e dos materiais sintéticos que o imitam.
Assim, a resistência à tração e o alongamento são propriedades mecânicas essenciais do couro, que revelam aspectos importantes do seu desempenho. Tradicionalmente, essas propriedades são medidas utilizando amostras coletadas em duas direções – paralela e perpendicular à linha de espinha dorsal do couro – e a média é ...