Publicado em 27 jan 2026

O ensaio de desempenho dos jato-ventiladores ou jet fans

Redação

Os jato-ventiladores ou jet fans para auxiliar no controle da qualidade do ar em túneis de veículos e trens tem se tornado cada vez mais popular. Os métodos longitudinais de ventilação podem apresentar vantagens tanto em termos de custo de capital quanto de operação em comparação a sistemas alternativos. O controle de fumaça e poluição em condições de emergência pode ser prontamente fornecido. Os jato-ventiladores também podem ser usados para ventilação e controle de fumaça em estacionamentos fechados. As especificações normativas obrigatórias tratam da determinação das características técnicas necessárias para descrever todos os aspectos do desempenho dos jato-ventiladores, conforme definido na NBR ISO 13349. Elas não cobrem os ventiladores projetados para aplicações em dutos, nem aqueles projetados exclusivamente para circulação de ar, como, por exemplo, ventiladores de teto e ventiladores de mesa. Os procedimentos de ensaio descritos na norma referem-se às condições de laboratório e a medição do desempenho em condições locais não está incluída.

Da Redação – 

Esses dispositivos, normalmente, são potentes e movimentam grandes volumes de ar criando um jato concentrado, sendo usados tanto em aplicações industriais (ventilação de túneis/garagens) quanto em modelos portáteis para limpeza de eletrônicos, secagem e até inflar itens, atuando como um miniturbofan recarregável e versátil, com versões que oferecem alta rotação (rpm) e múltiplas velocidades. O desempenho dos jato-ventiladores ou jet fans é medido pelo empuxo, não pela pressão, pois induzem o movimento do ar por meio da transferência de momento, criando um aumento de pressão para o fluxo longitudinal.

São ideais para a extração de fumaça em incêndios ou ventilação geral em túneis rodoviários/de serviços públicos. Os principais fatores de desempenho incluem alta velocidade de descarga (de 28 a 44 m/s), eficiência em torno de 85 a 87%, inclinação ajustável para melhor aumento de pressão, como, por exemplo, um ângulo de 12° próximo ao fogo e empuxo de até 3.000 N, com sistemas de múltiplos ventiladores exigindo modelagem complexa para sinergia ideal, embora frequentemente operem próximos à eficiência máxima.

Artigo atualizado em 15/01/2026 12:47.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica