Publicado em 17 fev 2026

O desenvolvimento dos sistemas de classificação dos ambientes construídos

Redação

Os parâmetros normativos definem uma estrutura para o desenvolvimento de sistemas de classificação de ambientes construídos. Identifica um conjunto de títulos recomendados de tabelas de classificação para uma variedade de classes de objetos de informação de acordo com visões específicas, por exemplo por forma ou função, apoiadas por definições. Eles mostram como as classes de objetos classificadas em cada tabela estão relacionadas, como uma série de sistemas e subsistemas, por exemplo, em um modelo de informações de construção. A modelagem de informação da construção e processos modernos de contratação requerem que sejam usadas todas estas classes de objetos da construção, junto com tantas outras. Particularmente, o BIM se refere ao intercâmbio e troca de informações, de todos os tipos, ao longo da linha do tempo de um projeto e entre os diversos participantes e aplicativos. Este é também o caso dos processos cooperativos de compras e contratações. O building information modeling (BIM) é uma metodologia colaborativa para criar e gerenciar informações digitais de um projeto de construção, do início ao fim (ciclo de vida), usando modelos 3D inteligentes que integram dados geométricos e não-geométricos, facilitando a comunicação, previsibilidade e eficiência para arquitetos, engenheiros e construtores.

Os conceitos são construções mentais por meio das quais objetos, tanto abstratos quanto físicos, podem ser temas do pensamento. Os conceitos podem ser entendidos como fundamentos do pensamento.

Um conceito refere-se a um objeto que, por sua vez, é uma referência do conceito. Por exemplo, o conceito de casa pode se referir a uma casa física e o conceito de casa do sonho pode se referir a uma ideia abstrata.

Um conceito também pode representar uma propriedade de um objeto. Por exemplo, o coeficiente-U representa a propriedade de isolamento térmico da camada envoltória de uma edificação.

Os conceitos que se referem a um objeto são chamados de conceitos de classe ou simplesmente classes, enquanto conceitos que representam um aspecto ou uma propriedade singular de um objeto são chamados de atributos. O objetivo da classificação é a distinção entre objetos em uma coleção.

Portanto, para classificar uma coleção de objetos, é necessário, em primeiro lugar, definir a finalidade da classificação. Em segundo lugar, as propriedades de interesse para a classificação podem ser separadas e, finalmente, os objetos podem ser classificados em class...

Artigo atualizado em 06/02/2026 09:16.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica