Publicado em 12 mar 2024

Os parâmetros normativos para a coordenação de isolamento fase-fase

Redação

A coordenação de isolamento é a técnica usada para garantir que as intensidades elétricas dos vários itens da planta que compõem o sistema de transmissão e distribuição e seus dispositivos de proteção associados estejam correlacionados para corresponder às características do sistema e à faixa de tensões esperada. O objetivo da análise e aplicação das suas conclusões é reduzir a probabilidade de falha da planta e interrupções de fornecimento causadas por quebra de isolamento para um nível operacional e economicamente aceitável. Há parâmetros normativos obrigatórios para os níveis de isolamento fase-fase dos equipamentos utilizados em sistemas elétricos, sendo que os níveis de isolamento e procedimentos de ensaio de cada equipamento são determinados pelas normas específicas dos equipamentos em função das recomendações dadas na norma. Eles se aplicam aos equipamentos de sistemas trifásicos de corrente alternada com tensões máximas superiores a 1 kV, não sendo aplicáveis aos equipamentos cujas fases sejam separadas por partes metálicas.

Da Redação – 

A coordenação do isolamento é a seleção da suportabilidade dielétrica dos equipamentos em função das tensões que podem ocorrer no sistema ao qual estes equipamentos serão conectados, levando em conta as condições em que serão operados e as características dos dispositivos de proteção disponíveis. A suportabilidade dielétrica dos equipamentos é entendida como o nível de isolamento nominal ou o nível de isolamento normalizado.

Já a configuração da isolação é a geométrica completa da isolação em serviço, consistindo na isolação e em todos os terminais, e incluindo todos os elementos (isolantes e condutores) que influenciam seu comportamento dielétrico. São identificados quatro tipos de configurações da isolação, tendo as seguintes definições: trifásica: uma configuração de isolação tendo três terminais de fase, um terminal de neutro e um terminal de terra; fase-terra (f-t): uma configuração de isolação trifásica onde dois terminais de fase são desconsiderados e, exceto em casos particulares, o terminal de neutro é aterrado; e a fase-fase (f-f): uma configuração de isolação trifásica onde um terminal de fase é ...

Artigo atualizado em 23/02/2024 04:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica