Publicado em 28 nov 2023

A qualificação das pessoas para o içamento e a movimentação de cargas suspensas

Redação

A complexidade das obras tem acarretado maior exigência sobre as operações de içamento e montagem. O cenário atual, impulsionado pela construção industrial e offshore, tem exigido o aumento da carga içada, maior velocidade de montagem, diminuição do tempo de comissionamento. Além disso, a remoção e instalação de equipamentos em áreas restritas, bem como outras necessidades. Consequentemente aumentam os riscos e os custos envolvidos nas operações, exigindo projetos de içamento que, certamente, não se limitam ao plano de rigging. No projeto de içamento são definidos muitos outros parâmetros, especificações, cálculos e desenhos que de fato, conduzirão ao sucesso do empreendimento. A movimentação de cargas com equipamentos de guindar é de extrema importância para a economia e uma das reais necessidades para a qualidade e a segurança desse setor, havendo a necessidade de profissionais bem treinados e centros de treinamentos capazes de formar pessoas com qualidade e eficácia. Existe uma sistemática normativa para a qualificação e certificação de sinaleiro amarrador, supervisor de movimentação de carga e projetista de movimentação de carga, que atuam na execução, supervisão e elaboração de plano de içamento e movimentação de carga suspensa com equipamentos de guindar para trabalho onshore.

Da Redação – 

O transporte pesado exige equipamentos específicos e pessoal treinado para um gerenciamento bem-sucedido nos resultados. Não se trata simplesmente da tarefa de mover itens pesados manualmente, mas de uma tarefa muito mais extensa de mover máquinas pesando dezenas ou centenas de toneladas. Mas, ao contrário do risco de mover um item com postura corporal inadequada, existe um risco maior de lesões catastróficas.

A doca de carga é ocorrem 25% de todos os acidentes em armazéns, contudo essas lesões são 100% evitáveis, desde que a empresa tome os cuidados necessários e planeje o içamento corretamente. Isso inclui ter o equipamento e o treinamento necessários para prevenir acidentes e lesões.

Também é essencial ter protocolos de segurança e planejamento em vigor ao manobrar qualquer item de levantamento pesado. Deve-se incorporar o planejamento na execução dos trabalhos pesados, pois as empresas de transporte pesado são cruciais para reduzir o risco. A segurança e o planejamento devem ser a prioridade número um para o frete aéreo, marítimo, terrestre e ferroviário, e nunca devem ficar em segundo p...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:12.

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