Publicado em 15 nov 2022

A conformidade do concreto betuminoso usinado a quente

Redação

O concreto betuminoso usinado a quente é um tipo de concreto utilizado para pavimentação de estradas com a função de impermeabilizar e conferir um acabamento nivelado e resistente. Trata-se de uma mistura executada, aplicada e compactada a quente, produzida em usina apropriada devido ao controle tecnológico necessário. É composta por agregado graduado e cimento asfáltico, podendo conter material de enchimento se necessário. É obtido por meio da destilação do petróleo e tem como principal função a ligação entre os materiais da mistura, semelhante aos cimentos de concretos convencionais utilizados em estruturas, sendo classificado de acordo com sua resistência à penetração e viscosidade, analisados por meio de ensaios em laboratório específicos. Para a sua aplicação, depois de sair da usina ainda quente e atendendo as especificações técnicas do projeto, é transportado por caminhões basculantes para o local de aplicação, onde é transferido para máquinas vibradoras com a função de espalhar a mistura de maneira adequada. As máquinas permitem espalhar de maneira bem uniforme a mistura no pavimento, nivelando e pré-compactando o asfalto; as vibrações ajudam ainda a reduzir a quantidade de espaços vazios na massa. Após aplicação o pavimento é novamente compactado por rolos compactadores, rolos pneumáticos ou metálicos, que conferem maior estabilidade ao pavimento, deixa a superfície suave, faz com que a distribuição de carga no pavimento seja mais eficiente, reduz os vazios, aumenta a vida útil e permite um pavimento desempenado. Essas etapas de lançamento, espalhamento e compactação são feitas ainda com a mistura quente e é de extrema importância que esteja na temperatura ideal de aplicação, nem mais quente ou mais frio, para não comprometer o resultado final do pavimento, apresentando patologias construtivas como rachaduras ou craqueamento. Para que tenha qualidade, existem condições normativas obrigatórias para a execução de concreto betuminoso usinado a quente.

Da Redação – 

A mistura deve ser executada a quente, em usina apropriada, com características específicas, composta de agregado graduado, material de enchimento se necessário e cimento asfáltico, espalhada e compactada aquente. O concreto asfáltico pode ser empregado como revestimento, camada de ligação ou binder, base, regularização ou reforço do pavimento, não sendo permitida a execução dos serviços em dias de chuva. O concreto asfáltico somente deve ser fabricado, transportado e aplicado quando a temperatura ambiente for superior a 10ºC.

Todo o carregamento de cimento asfáltico que chegar à obra deve apresentar por parte do fabricante/distribuidor certificado de resultados de análise dos ensaios descaracterização exigidos pela especificação, correspondente à data de fabricação ou ao dia de carregamento para transporte com destino ao canteiro de serviço, se o período entre os dois eventos ultrapassar de dez dias. Deve trazer também indicação clara da sua procedência, do tipo e quantidade do seu conteúdo e distância de transporte entre a refinaria e o canteiro de obra.

A mistura deve ser feita em temperaturas cont...

Artigo atualizado em 14/11/2022 12:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica