Publicado em 19 set 2023

A Qualidade dos revestimentos anticorrosivos externos em tubos de aço

Redação

A corrosão externa da tubulação pode ocorrer principalmente devido ao ambiente, como solo ácido, condições úmidas e assim por diante. Portanto, o revestimento anticorrosivo externo para tubulações é muito importante. Um dos sistemas é o revestimento em tripla camada com polietileno que é composto por uma primeira camada em epóxi em pó termicamente curável (FBE), uma camada intermediária em adesivo copolimérico de etileno extrudado e uma terceira camada em polietileno extrudado de alta densidade. Outro é o em tripla camada com polipropileno, composto por uma primeira camada em epóxi em pó termicamente curado (FBE), uma camada intermediária em adesivo copolimérico de propileno extrudado e uma terceira camada em polipropileno extrudado. E o revestimento anticorrosivo externo em epóxi em pó termicamente curado monocamada (sistemas 1A, 1B e 1C) e em dupla camada (sistemas 2A, 2B e 2C). Há parâmetros normativos obrigatórios para a serem seguidos na aplicação e qualificação de revestimentos em tripla camada com polietileno, aplicados à superfície externa de tubos de aço previamente aquecidos, para proteção anticorrosiva e destinados a tubulações e dutos de aço enterrados, abrigados ou submersos, em água doce ou salgada, operando em temperaturas entre - 40°C e 80°C. Igualmente, para qualificação de revestimentos em tripla camada com polipropileno, aplicados à superfície externa de tubos de aço previamente aquecidos, para proteção anticorrosiva e destinados a tubulações e dutos de aço enterrados, abrigados ou submersos, em água doce ou salgada, operando em temperaturas entre - 20°C e 110°C. E as especificações na aplicação e qualificação de revestimentos de epóxi em pó termicamente curado aplicados à superfície externa de tubos de aço previamente aquecidos, para proteção anticorrosiva, por meio de pistolas pulverizadoras eletrostáticas.

Da Redação – 

As tubulações enterradas são frequentemente expostas a tensões extremamente altas em condições de serviço. A proteção eficiente contra a corrosão, portanto, é um pré-requisito essencial para manter sua operação sem problemas. A proteção efetiva contra corrosão externa de tubulações de aço enterradas é coberta pelas normas técnicas. De acordo com elas, a seleção do material de revestimento é regida pelos efeitos das tensões mecânicas, térmicas ou químicas envolvidas nesta aplicação. Dentro das áreas de aplicação mencionadas nas normas, o revestimento de polietileno é adequado para todas as classes de solo.

Em todos os processos de revestimentos anticorrosivos, as atividades do processo de produção devem conter um procedimento de aplicação (PA) e um plano de inspeção e ensaio (PIT). O procedimento de aplicação (PA) e o plano de inspeção e ensaio (PIT) devem ter a aprovação do cliente conforme as orientações normativas. Recomenda-se que o revestidor possua um sistema de gestão da qualidade, conforme a NBR ISO 9001.

O revestidor deve apresentar um PA, passível de aprovação, contendo no mínimo os seguintes...

Artigo atualizado em 19/09/2023 04:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica