Publicado em 18 jul 2023

Como a inteligência artificial (IA) está transformando o setor financeiro

Redação

O surgimento de startups e soluções fintech que estão revolucionando os modelos de negócios existentes ao fornecer serviços mais eficientes e econômicos aos clientes já é uma realidade no setor financeiro. Também estão permitindo às instituições financeiras e empresas realizarem rapidamente operações com maior precisão do que nunca. Com o contínuo avanço da tecnologia IA, não é difícil perceber por que os especialistas preveem que sua influência no setor financeiro se tornará ainda mais profunda com o passar do tempo. A IA também permitiu aos profissionais de finanças tirar proveito de tecnologias emergentes, como a blockchain, para construir sistemas financeiros seguros que sejam confiáveis, rápidos e econômicos.

 

Leandro Rafael – 

Nos últimos meses, temos sido bombardeados com notícias sobre inteligência artificial (IA) e suas diversas aplicações em diferentes setores da economia. Em particular, o chatgpt, modelo de linguagem natural criado pela OpenAI, causou um grande alvoroço com suas incríveis capacidades de geração de texto. A IA tem se mostrado capaz de solucionar problemas complexos, automatizar processos e auxiliar na tomada de decisão, e as áreas de finanças não são exceção.

No entanto, o que isso realmente significa para os profissionais do setor financeiro? De que maneira a IA está impactando a vida desses profissionais? Desde a previsão de tendências do mercado até a análise de dados para identificar fraudes, a IA está mudando a forma como os profissionais do setor financeiro trabalham e se relacionam com seus clientes de diversas maneiras.

Historicamente, os profissionais de finanças sempre se preocuparam em analisar e tentar prever o comportamento dos mercados para tomar melhores decisões. Hoje, as tecnologias de IA estão levando esta capacidade um passo adiante.

As técnicas e os termos como machine lear...

Artigo atualizado em 18/07/2023 07:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica